Entre prazeres e sofrimentos

vivências subjetivas de trabalhadoras sexuais em São Paulo

  • Arilson Pereira da Silva Universidade São Judas Tadeu
  • Carla Raniele de Carvalho Santos Universidade São Judas Tadeu
  • Mônica Gurjão Carvalho Universidade São Judas Tadeu
Palavras-chave: Trabalho sexual, Psicologia sócio-histórica, Psicodinâmica do trabalho

Resumo

A pesquisa, fundamentada na articulação da psicologia sócio-histórica e da psicodinâmica do trabalho, buscou compreender aspectos da subjetividade de trabalhadoras sexuais na cidade de São Paulo. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou, para obtenção de dados, entrevistas semidirigidas. Participaram quatro trabalhadoras sexuais e uma extrabalhadora sexual que lidera uma ONG de acolhimento a trabalhadoras sexuais. A análise do material se deu por meio da identificação de núcleos de significação. Buscou-se contextualizar os aspectos subjetivos obtidos pelas entrevistas com uma perspectiva histórica, social e cultural. A articulação entre significados e sentidos aponta para aspectos de prazer e sofrimento no trabalho sexual. Os resultados indicaram que as trabalhadoras sexuais são socialmente subalternizadas e alvo de diferentes preconceitos. Permanecem, assim, à margem da sociedade. As trabalhadoras apontaram que as vivências de prazer e sofrimento não se associam unicamente à prática sexual, mas, também, ao relacionamento com os colegas, ao ambiente em que a atividade é exercida e a diversas situações relacionadas à organização do trabalho sexual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arilson Pereira da Silva, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, professor da Universidade São Judas Tadeu, mestre em Psicologia Social pela Universidade São Marcos, doutor em Psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP).

Carla Raniele de Carvalho Santos, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu.

Mônica Gurjão Carvalho, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga pela Universidade São Judas Tadeu, professora na Fundação Santo André, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

Publicado
2018-09-12
Como Citar
Silva, A., Santos, C., & Carvalho, M. (2018). Entre prazeres e sofrimentos. Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 21(2), 181-195. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v21i2p181-195
Seção
Artigos Originais