Será que o formador sabe do que fala?

Autores

  • Capucine Bremond Conservatoire Nacional des Arts et Métiers (Paris, França)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p153-161

Palavras-chave:

Formação, Análise das interações, Relação de lugares, Abordagem socioconstrutivista, Relação com o saber.

Resumo

Neste estudo, respondemos a uma demanda para formar tutores. Essa demanda insistia na necessidade de participar do desenvolvimento de competências e de explorar uma definição da tutoria. Abordamos essa formação a partir de dois aspectos: como educadores especializados em ciências da educação e como pesquisadores em análise das interações. Esses dois aspectos acompanhavam uma visão da formação na qual o formador, que é apenas um dos atores no processo, não traz seu saber como especialista. O que queremos examinar aqui é como o formador pode ficar dividido entre uma concepção da aprendizagem socioconstrutivista, que o coloca em posição de humildade, e as injunções que o situam como um especialista que detém uma parte essencial do saber. A especialização está inscrita nos fundamentos da relação entre os atores da aprendizagem. Uma prática socioconstrutivista suporia não somente que os “aprendizes” participassem ativamente na formação, mas também que o formador não permanecesse como dono da situação de troca na qual se inscreve – esse segundo aspecto raramente (ou nunca) é registrado no contexto atual. O que se espera do formador? Um mestre ou um ator? Se o formador deve concentrar o potencial formativo nas situações, mais do que se posicionar como dono da formação, eles precisam ocupar um lugar nutrido pelos desafios sociais e relacionais. Pensamos que, mesmo que o formador o desejasse, ele não poderia ser um simples mediador de saberes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-05-09

Como Citar

Será que o formador sabe do que fala?. (2014). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 17(spe1), 153-161. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p153-161