Perspectivas acerca da aposentadoria na percepção de docentes de uma universidade pública federal

Autores

  • Izabel Cristina Ferreira Borsoi Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)
  • Flavilio Silva Pereira Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p173-186

Palavras-chave:

Perspectiva de aposentadoria, Docente, Trabalho, Lazer, Universidade pública

Resumo

A aposentadoria tem sido, para a maioria dos trabalhadores, motivo de inquietação devido a sentimentos de incerteza sobre a vida na ausência de vínculo laboral. Este artigo visa analisar planos e perspectivas de aposentadoria entre docentes efetivos de uma universidade pública federal brasileira. A primeira fase da pesquisa abordou 96 professores (56 homens e 40 mulheres) a partir de um instrumento estruturado com perguntas abertas e fechadas. A segunda fase consistiu em 18 entrevistas com participantes da etapa anterior. Os resultados indicaram que: 1) em sua maioria, os docentes tenderiam a continuar trabalhando ao se aposentarem, seja em atividades acadêmicas ou não, seja vinculados formalmente a uma instituição ou não; 2) muitos deles reservariam tempo para atividades de lazer e diversão; e 3) mais frequentemente que os homens, as professoras optariam por atuar em trabalhos não acadêmicos. Assim, parece mais evidente que, para a maior parte dos docentes, o momento da aposentadoria foi percebido como uma continuidade da vida ativa e produtiva, independentemente do tipo de trabalho ou atividade que fariam.

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Biografia do Autor

  • Izabel Cristina Ferreira Borsoi, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)

    Psicóloga, Doutora em Sociologia e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

  • Flavilio Silva Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória, Espírito Santo, Brasil)

    Cientista Social e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

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Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Perspectivas acerca da aposentadoria na percepção de docentes de uma universidade pública federal. (2017). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 20(2), 173-186. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v20i2p173-186