O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas. Não indicar o nome do autor, instituição de afiliação ou qualquer outra forma de identificação do autor no corpo do texto. Caso o artigo seja aceito, o autor deverá incluir essas informações na etapa de revisão.
  • Preencher os campos "Instituição/Afiliação"; "País"; "Resumo da Biografia"; "Palavras-chave"; "Idioma"; "Agências" e "Referências" no passo 3 - Metadados da submissão. Notar no campo "Referências": no caso de obras do mesmo autor, repita o sobrenome/nome do autor, evitando os seis underlines (______.) neste campo, ainda que, no texto anexado, deve-se usar o underline, seguindo a ABNT.

Diretrizes para Autores

 

Formatação

Os trabalhos devem ser digitados em Word for Windows ou programa compatível, extensão .doc ou .docx; espaço simples entre linhas e parágrafos, espaço duplo entre partes do texto.

A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12 para o texto. Os resumos, palavras-chave, em português e inglês, e citações destacadas devem ser digitados em corpo 11.

 

Parágrafos e margens

Recuo de parágrafo de 1,5 cm, espaço simples entre linhas e parágrafos, espaço duplo entre partes do texto. As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas.

As páginas devem ser configuradas no formato A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita.

Pertinência

A revista aceita artigos frutos de pesquisa científica, de preferência relacionados ao dossiê da revista. Dependendo do número de artigos recebidos, a comissão editorial pode aceitar ou não artigos de temática livre, não relacionados ao dossiê. As resenhas devem obrigatoriamente estar relacionadas ao tema do dossiê e devem se referir a uma publicação recente (máximo 3 anos). As Traduções, Entrevistas e Exercícios de estilo também devem estar relacionados ao tema do dossiê.

Extensão

Os artigos, configurados no formato acima, devem ter 12 páginas no mínimo e 20 no máximo. As resenhas devem ter no máximo 5 páginas. Para as traduções, a extensão é livre.

 

Para os artigos

A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título (centralizado, em caixa alta);

  2. resumo (com máximo de 200 palavras) e palavras-chave (até 6 palavras), escritos no idioma do artigo;

  3. title, abstract e keywords (versão para o inglês do título, do resumo e das palavras-chave);

  4. texto;

  5. agradecimentos (opcional);

  6. referências (apenas trabalhos citados no texto).

 Lembramos que não pode haver o nome do autor no texto enviado para a revista. Se o texto for aceito, o nome será inserido após o título. Caso o autor cite a si mesmo no trabalho, é preciso manter o anonimato, substituindo seu nome/sobrenome por "autor" e não citar o título do trabalho. Caso o trabalho seja aceito, o autor deverá inserir essas referências na etapa de revisão. 

 

Para as resenhas

A organização das resenhas deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título (centralizado, em caixa alta);

  2. nome do autor (alinhado à direita e com nota de rodapé para pequena apresentação: titulação, função, instituição e email para contato);

  3. texto;

  4. agradecimentos (opcional);

  5. referências (apenas trabalhos citados no texto).

 

Para as traduções

Caso o texto não se encontre em domínio público, é obrigatório que o tradutor disponha de documento do detentor dos direitos sobre a obra traduzida, autorizando a tradução e sua publicação em nossa revista. É preferível que o tradutor envie este documento quando da sua submissão.

 

A organização das traduções deve obedecer à seguinte sequência:

  1. título (centralizado, em caixa alta);

  2. nome do autor (alinhado à direita e com nota de rodapé para pequena apresentação do autor: titulação, função, instituição e email para contato);

  3. apresentação da tradução (redigida pelo tradutor, expondo as razões e a relevância da tradução, comentando sobre a obra traduzida e seu autor);

  4. texto;

  5. agradecimentos (opcional);

  6. referências (apenas trabalhos citados no texto).

 

Para as entrevistas e exercícios de estilo

Dado que essas contribuições podem ser apresentadas sob os mais diversos formatos, toda indicação de norma deve ser discutida com a editoria por email.

 

Notas de Rodapé

As notas devem ser reduzidas ao mínimo e apresentadas no pé da página, utilizando-se os recursos do Word, em corpo 10, com a numeração acompanhando a ordem de aparecimento.

 

Referências

As referências bibliográficas e outras devem atender às normas da ABNT (NBR 6023, de agosto de 2000).

 

Citações dentro do texto

Nas citações diretas feitas dentro do texto, de até três linhas, o autor deve ser citado entre parênteses pelo sobrenome, em maiúsculas, separado por vírgula da data de publicação e página (SILVA, 2000, p. 12).

Se o nome do autor estiver citado no texto, indica-se apenas a data, entre parênteses: "Silva (2000) assinala...". Nas citações diretas, é necessária a especificação da(s) página(s) que deveram seguir a data, separada por vírgula e precedida de "p." (SILVA, 2000, p.100).

As citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espacejamento (SILVA, 2000a).

Quando a obra tiver dois ou três autores, todos devem ser indicados, separados por ponto e vírgula (SILVA; SOUZA; SANTOS, 2000); quando houver mais de 3 autores, indica-se o primeiro seguido de et al. (SILVA et al., 2000).

Neste tipo de citação não são aceitas expressões latinas (idem, ibidem, passim, entre outras), pois elas devem ser usadas apenas nas citações feitas em nota de rodapé, as quais, por sua vez, não são aceitas pela revista Criação & Crítica.

Aconselhamos que citações em língua estrangeira sejam acompanhadas de tradução.

 

Citações destacadas do texto

As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, em corpo 11 e sem aspas (NBR 10520 da ABNT, de agosto de 2002).

 

Referências

As referências bibliográficas, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.

Exemplos:

  • livros e outras monografias

    AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, ano de publicação.

  • capítulos de livros

    AUTOR, A. "Título do capítulo". In: AUTOR, A. Título do livro. Cidade: Editora, ano.

  • dissertações e teses

    AUTOR, A. Título: subtítulo. Data (ano de depósito). Folhas. Grau (dissertação, tese, monografia ou trabalho de conclusão de curso) – Unidade onde foi defendida, Local, data (ano da defesa).

  • artigos em periódicos

    AUTOR, A. "Título do artigo". Nome do periódico, Cidade, v. volume, n. número, p. X-Y, Ano.

  • artigos em periódicos online

AUTOR, A. Título do artigo: subtítulo. Título da publicação, Local de publicação (Cidade), volume, fascículo, paginação inicial e final do artigo e mês abreviado de publicação. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

  • trabalhos publicados em anais de congresso ou similar

    AUTOR, A. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais... Cidade: Instituição, p. X-Y.

  • página da Internet

NOME DO SITE. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado ano.

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