Diálogos entre Roland Barthes e Maurice Blanchot: o grau zero da escrita em um livro por vir

  • Silvia Muramoto Hoshino Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Palavras-chave: Roland Barthes, Maurice Blanchot, Escrita branca, Neutro.

Resumo

Roland Barthes foi um homem plural. Escreveu uma extensa obra e se impôs como uma grande referência nos estudos literários, falou também sobre moda, fotografia, teatro e culturas orientais. O conjunto de sua obra serviu de inspiração e abriu um diálogo com diversos autores de sua época, entre eles Maurice Blanchot. Este, ao contrário de Barthes, foi tímido e reservado, porém, é considerado um dos maiores críticos literários do século XX. O livro por vir, de sua autoria, traz referências diretas em um capítulo inteiro dedicado a O grau zero da escrita, de Barthes. O que une os dois autores e permite essa relação são os pontos em comum de suas pesquisas, neste caso a busca do que Barthes chama de “escrita branca” e Blanchot de “neutro”, ou seja, uma escrita despida das ideologias, impessoal, ausente. Esta comunicação tem como objetivo analisar a maneira como esse diálogo se deu, o que é o grau zero da escrita, quais são as demais ideias barthesianas abordadas por Maurice Blanchot, tais como a distinção entre língua, estilo e escrita, e como ele as interpretou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Muramoto Hoshino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BIDENT, Christophe. "R/M, 1953". MORAES, Fabiana de; QUEIROZ, André; VELASCO E CRUZ, Nina. (Orgs.). Barthes/ Blanchot: um encontro possível?, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 97-115.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. Martins Fontes, 2005.

Publicado
2015-12-30
Como Citar
Hoshino, S. (2015). Diálogos entre Roland Barthes e Maurice Blanchot: o grau zero da escrita em um livro por vir. Revista Criação & Crítica, (spe), 9-11. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep9-11