Diálogos entre Roland Barthes e Maurice Blanchot: o grau zero da escrita em um livro por vir

Autores

  • Silvia Muramoto Hoshino Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep9-11

Palavras-chave:

Roland Barthes, Maurice Blanchot, Escrita branca, Neutro.

Resumo

Roland Barthes foi um homem plural. Escreveu uma extensa obra e se impôs como uma grande referência nos estudos literários, falou também sobre moda, fotografia, teatro e culturas orientais. O conjunto de sua obra serviu de inspiração e abriu um diálogo com diversos autores de sua época, entre eles Maurice Blanchot. Este, ao contrário de Barthes, foi tímido e reservado, porém, é considerado um dos maiores críticos literários do século XX. O livro por vir, de sua autoria, traz referências diretas em um capítulo inteiro dedicado a O grau zero da escrita, de Barthes. O que une os dois autores e permite essa relação são os pontos em comum de suas pesquisas, neste caso a busca do que Barthes chama de “escrita branca” e Blanchot de “neutro”, ou seja, uma escrita despida das ideologias, impessoal, ausente. Esta comunicação tem como objetivo analisar a maneira como esse diálogo se deu, o que é o grau zero da escrita, quais são as demais ideias barthesianas abordadas por Maurice Blanchot, tais como a distinção entre língua, estilo e escrita, e como ele as interpretou.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Silvia Muramoto Hoshino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)
    Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BIDENT, Christophe. "R/M, 1953". MORAES, Fabiana de; QUEIROZ, André; VELASCO E CRUZ, Nina. (Orgs.). Barthes/ Blanchot: um encontro possível?, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 97-115.

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. Martins Fontes, 2005.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Diálogos entre Roland Barthes e Maurice Blanchot: o grau zero da escrita em um livro por vir. (2015). Revista Criação & Crítica, spe, 9-11. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep9-11