O Cobrador com Relato de Ocorrência: a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
  • André Luís Gomes UnB
Palavras-chave: conto, crônica, cinema, mídia, Rubem Fonseca

Resumo

O artigo apresenta uma breve análise dos contos Relato de ocorrência em que qualquer semelhança não é mera coincidência e O Cobrador, ambos de Rubem Fonseca, tendo como foco principal a discussão do entrelaçamento do discurso literário a partir de elementos caros à linguagem cinematográfica de tonalidade documental e do discurso midiático televisivo hegemônico até o momento da escritura dos referidos contos. O recorte teórico utilizado advém majoritariamente das ideias de Robert Stam (2008), Pellegrini et al. (2003). A constatação dessa reflexão sinaliza que os textos de Fonseca são profundamente marcados pelo diálogo com aspectos e elementos da produção midiática e cinematográfica que gerou um texto híbrido, cambiante entre o literário e o cinematográfico, o que aumenta a força discursiva da sua narrativa, que na qualidade de representante da contemporaneidade é, sobretudo, visual, se cogitarmos nos termos de Pellegrini (2003). Conclui-se que a escrita dos contos é embebida de um viés fortemente cinematográfico.

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Biografia do Autor

André Luís Gomes, UnB
Doutor em Literatura Brasileira pela USP e Professor Adjunto da UnB.

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Publicado
2016-11-23
Como Citar
Vitoriano, H., & Gomes, A. (2016). O Cobrador com Relato de Ocorrência: a escrita ferozcinematográfica de Rubem Fonseca. Revista Criação & Crítica, (16), 34-49. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i16p34-49
Seção
Artigos