Em busca da ética da escrita contemporânea

  • Davi Santana de Lara Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Ética de escrita, Autoria, Literatura contemporânea, Javier Cercas.

Resumo

Em sua famosa conferência “O que é um autor?” (1969), Foucault desenvolve o conceito de função-autor diferenciando-o daquilo que ele chama de “princípio ético de escrita” de seu tempo, que era marcada por uma indiferença quanto à voz autoral. Hoje, quase cinquenta anos depois, podemos dizer que a ética de escrita mudou radicalmente, se levarmos em conta o complexo fenômeno que se convencionou chamar “o retorno do autor”. Sendo assim, cumpre perguntar: qual é a ética de escrita contemporânea? Para respondê-lo, analisamos o romance Soldados de Salamina (2001), de Javier Cercas, bem como a contribuição teórica recente de Giorgio Agamben (2007) e Daniel Link (2010). Por fim, arriscamos afirmar que a ética de escrita contemporânea consiste, justamente, na busca por uma ética de escrita, num movimento no qual o que importa é a procura e não a conclusão, o processo e não o acabamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Santana de Lara, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Seus interesses de pesquisa estão voltados atualmente para a literatura contemporânea, com ênfase na narrativa em primeira pessoa e na autoficção.

Referências

AGABEN, Giorgio. O autor como gesto. In:_______. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARTHES, Roland. A morte do Autor. In:_______. O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BARTHES, Roland. A preparação do romance, vol. 1. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CERCAS, Javier. Soldados de Salamina. Trad. Wagner Crelli. São Paulo: MEDIAfashion, 2012. (Coleção Folha. Literatura líbero-americana; v. 13)

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? In:_______. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado. Ed. 2. RIo de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Ditos e Escritos III)

FOUCAULT, Michel. O pensamento do exterior. In:_______. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução Inês Autran Dourado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. (Ditos e Escritos III)

FREIRE, Antonio Júlio Garcia. A natureza da alma e o clinamen: ação e liberdade em Lucrécio. 2014. 192 f. Tese (Doutoradao em Filosofia) - Programa Integrado de Doutorado em Filosofia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tatal, Rio Grande do Norte.

LINK, Daniel. El escritor como “forma-de-vida”. Buenos Aires, 2015. Disponível em: <https://www.academia.edu/14001038/Daniel_Link._El_escritor_como_forma-de-vida_>. Acesso em: 3 jun 2017.

Publicado
2018-11-21
Como Citar
Lara, D. (2018). Em busca da ética da escrita contemporânea. Revista Criação & Crítica, (21), 106-114. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p106-114
Seção
Artigos