A travessia atlântica como um trajeto iniciático nos romances de formação Un océan, deux mers, trois continents, de Wilfrid n'Sondé, e A rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa

  • Andreia Joana Oliveira da Silva Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne (França) e Universidade do Porto (Portugal)
Palavras-chave: travessia atlântica, Bildungsroman, iniciação, ritos iniciáticos

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a travessia atlântica no eixo Sul-Sul e o seu caráter iniciático nos romances de formação (Bildungsroman) Un océan, deux mers, trois continents, de Wilfried N’Sondé e A Rainha Ginga de José Eduardo Agualusa. Na leitura comparatista proposta, salientaremos a complementaridade dos romances estudados que narram um contexto histórico específico: o comércio transatlântico de escravos durante os séc. XVI e XVII. Debruçar-nos-emos mais especificamente sobre a questão da travessia atlântica e todos os aspetos inerentes à viagem: separação da terra natal, solidão, questionamento e reflexão pessoais. Elementos que ao longo de ambas as obras conduzirão os protagonistas a uma morte iniciática e a uma posterior ressurreição simbólica, culminando num processo de construção identitária, consciência humanista e descrença religiosa.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUALUSA, J. E. A Rainha Ginga. E de como os africanos inventaram o mundo. Lisboa: Quetzal Editores, 2014.
ELIADE, M. Initiation, rites, sociétés secrètes - Naissances mystiques Essai sur quelques types d'initiation. Paris: Éditions Gallimard, 1959.
MOURA, J.M. “Les Empires et le projet d’une histoire littéraire de l’Atlantique”. In: CLAVARON, Y.; MOURA, J.M. Les empires de l’Atlantique. Figures de l’autorité impériale dans les lettres d’expression européenne de l’espace atlantique Bécherel: Éditions Les Perséides, 2012.
MOURA J.M.; PORRA, V. L’Atlantique littéraire. Perspectives théoriques sur la constitution d’un espace translinguistique. Hildesheim: Georg Olms Verlag AG, 2015.
N'SONDÉ, W. Un océan, deux mers, trois continents. Paris: Actes Sud, 2018.
POTEVIN, M. “Parodie et démeure dans l’réécriture de l’histoire transatlantique chez V.S. Naipul et Roberto Bolaño”. In: CLAVARON, Y.; MOURA, J.M. Les empires de l’Atlantique. Figures de l’autorité impériale dans les lettres d’expression européenne de l’espace atlantique. Bécherel: Éditions Les Perséides, 2012.
PUGA, R.M. O Bildungsroman (romance de formação). Perspectivas. Londres: Institute of Modern Languages Research, 2016.
QUINTALE NETO, F. “Para uma interpretação do conceito de Bildungsroman”. Pandaemonium Germanicum, n. 9, p. 185-205, 17 dez. 2005.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
Silva, A. J. O. da. (2018). A travessia atlântica como um trajeto iniciático nos romances de formação Un océan, deux mers, trois continents, de Wilfrid n’Sondé, e A rainha Ginga, de José Eduardo Agualusa. Revista Criação & Crítica, (22), 17-34. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i22p17-34