Marcus Vinícius Faustini e a produção literária da biografia

  • Gabriel Estides Delgado Universidade de Brasília
Palavras-chave: Marcus Vinícius Faustini, autobiografia, representação

Resumo

Em Guia afetivo da periferia, Marcus Vinícius Faustini lança mão de expedientes narrativos “literarizantes” para construir o relato de sua juventude como morador da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A partir da identificação das contingências materiais que conformam a experiência sensível do autobiografado, esta análise, ao tomar o conceito de mimesis na literatura como representação interessada e produtiva, busca identificar no texto de Faustini o tratamento original dado às referências extralinguísticas. Ao não reconhecer servilmente o elemento prévio do qual parte, mas, ao mesmo tempo, assumindo-o como ponto fundante da condição de seu relato, o escritor concebe singular obra de ressignificação da experiência juvenil na periferia de uma grande cidade brasileira – ainda que para tanto deva servir-se de filiações culturais e estéticas convencionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Estides Delgado, Universidade de Brasília

Mestrando em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB). Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL-UnB).

 

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. “Elegia 1938”. In: ______. Sentimento do mundo. 25. ed. Rio de Janeiro: Record, 2010.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. de Daniela Kern e Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2006.

BRITTO, Paulo Henriques. Tarde. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CANDIDO, Antonio. “Poesia e ficção na autobiografia”. In: ______. A educação pela noite e outros ensaios. 2. ed. São Paulo: Ática, 1989.

DALCASTAGNÈ, Regina. “A personagem do romance brasileiro contemporâneo: 1990-2004”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 26, p. 13-71, 2005.

FARINACCIO, Pascoal. A questão da representação e o romance brasileiro contemporâneo. 2004. 304 f. Tese de Doutorado ¬– Universidade Estadual de Campinas, 2004.

FAUSTINI, Marcus Vinícius. Guia afetivo da periferia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

FELINTO, Marilene. As mulheres de Tijucopapo. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. 17. ed. Trad. de Maria Cecília Santos Raposo. Petrópolis: Vozes, 2009.

LIMA, Luiz Costa. “Representação social e mimesis”. In: ______. Dispersa demanda: ensaios sobre literatura e teoria. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.

SOARES, Luiz Eduardo. “Prefácio”. In: FAUSTINI, Marcus Vinícius. Guia afetivo da periferia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009.

Publicado
2013-11-21
Como Citar
Delgado, G. (2013). Marcus Vinícius Faustini e a produção literária da biografia. Revista Criação & Crítica, (11), 36-47. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i11p36-47
Seção
Artigos