Narração, realismo e autoria na história e no romance

  • Renato Prelorentzou Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Romance, Historiografia, Realismo, Gênero, Escrita acadêmica.

Resumo

O artigo busca representar um processo de releituras, reescrituras, reaproveitamentos e reflexões acerca de determinados autores contemporâneos do romance e da historiografia. Em comum, esses romancistas e historiadores teriam uma escrita que enfatiza o próprio escrever do texto e, com isto, coloca o narrador em outra posição dentro da estética realista e da retórica historiográfica. Por meio de procedimentos textuais que descrevem e simulam o esboçar, o rasurar, o reescrever, o revisar, o refutar, o recomeçar e o continuar a escrever, os autores analisados entram no texto, questionam e reformulam tanto o realismo dito formal e oitocentista, quanto o método empírico da pesquisa histórica, igualmente associado ao século XIX – ambas as escolas com sobrevivências e desdobramentos ao longo dos últimos cem anos. No movimento de escrita do artigo, a leitura, a análise e a releitura desses autores abrem espaço para alguns imprevistos e reflexões acerca da forma do texto acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Prelorentzou, Universidade de São Paulo
É historiador, crítico literário, tradutor e ghostwriter, doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, onde realiza uma pesquisa acerca das relações entre história e ficção, com ênfase no estudo dos procedimentos narrativos mobilizados pela historiografia, pelo romance, pela autobiografia, pela autoficção e pela própria escrita acadêmica no cenário contemporâneo. É mestre em História Social pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo (2008), onde realizou uma pesquisa sobre literatura latino-americana e teoria da história contemporâneas. É graduado e licenciado em História pela mesma universidade (2004).
Publicado
2014-06-09
Como Citar
Prelorentzou, R. (2014). Narração, realismo e autoria na história e no romance. Revista Criação & Crítica, (12), 211-223. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p211-223
Seção
Exercícios de estilo