A PROJEÇÃO DA LOUCURA NA FIGURA FEMININA EM ANTICRISTO, DE LARS VON TRIER

Autores

  • Patricia Kruger Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p55-68

Palavras-chave:

Cinema, Literatura, Lars von Trier, Foco Narrativo, Loucura, Estudos de Gênero

Resumo

Nossa intenção é apresentar aqui um estudo dissonante sobre a representação da loucura no filme Anticristo (Antichrist, 2009), do cineasta dinamarquês Lars von Trier. Partindo da análise do foco narrativo exposto pelo filme, que seria associado à personagem masculina, objetivamos observar como a feminilidade e seu suposto “desvio da norma” são filtrados pelos interesses do discurso corporificado na figura masculina. De forma mais abrangente, interessa-nos ilustrar, numa leitura a contrapelo, como os processos alucinatórios, paranoicos e o estado de transe que o filme apresenta referem-se justamente a esta figura, e quais as consequências desta determinada configuração formal.

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Biografia do Autor

  • Patricia Kruger, Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Letras Modernas
    Doutoranda pelo Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP.

Referências

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Publicado

2014-12-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Kruger, P. (2014). A PROJEÇÃO DA LOUCURA NA FIGURA FEMININA EM ANTICRISTO, DE LARS VON TRIER. Revista Criação & Crítica, 13, 55-68. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i13p55-68