PINTURA PRESENTE. UMA BREVE INCURSÃO NOS DESENHOS DE ROLAND BARTHES

Autores

  • Juliana Bratfisch Universidade Estadual de Campinas(Unicamp)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep123-129

Palavras-chave:

Pintura, Roland Barthes, Traço, Presente, Escrita, Anacoluthia.

Resumo

O nanquim, o guache, a aquarela: o traço fluído de Barthes é uma tentativa de captar um instante efêmero, a inscrição dos signos flutuantes de cada manhã de domingo em que ele fazia os seus “borrões”, como ele próprio diz; é certamente um instante de significância daquele que traça e colore, mas também é um dom: Barthes inscreve seu corpo em um frágil suporte – muitas vezes em um papel de pouca gramatura destinado à escrita, como são as folhas timbradas da École de Hautes Études – não para se afirmar como artista, mas pelo simples prazer de dedicar esse gesto amador a seus amigos, presenteando-os com seu resultado. O gesto pictural em Barthes acontece, portanto, também sob o signo da anacoluthia, “o campo raro em que as ideias se penetram de afetividade, em que os amigos, pelo cortejo com que acompanham nossa vida, permitem-nos pensar, escrever, falar” (“A Imagem” O rumor da língua, p. 444). Nessa comunicação farei uma análise do gesto pictural em Barthes não somente como um gesto produtor, olhando para os signos que hesitam prazerosamente entre a letra e a imagem, mas também como um gesto de oferta.

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Biografia do Autor

  • Juliana Bratfisch, Universidade Estadual de Campinas(Unicamp)
    Doutoranda em Teoria e História Literária pela Unicamp. Mestre em Literatura Francesa pela Universidade de São Paulo (2012-2014) com a dissertação Política do Intervalo (La voie en Roland Barthes)

Referências

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INA . Disponível em <http://www.ina.fr/video/CPF10005880>. Acesso em 02/06/2015.

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Bratfisch, J. (2015). PINTURA PRESENTE. UMA BREVE INCURSÃO NOS DESENHOS DE ROLAND BARTHES. Revista Criação & Crítica, spe, 123-129. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep123-129