Mia Couto: uma estética engajada

Autores

  • Everton Fernando Micheletti Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p77-90

Palavras-chave:

Mia Couto, literatura moçambicana, estética, ética, engajamento

Resumo

O escritor moçambicano Mia Couto é reconhecido tanto por sua criatividade formal como temática. Da primeira, destaca-se seu trabalho com a linguagem, com os neologismos e inversões sintáticas, pela aproximação de prosa e poesia, pelas tradições orais africanas tomadas como base para a escrita. Quanto aos temas, são abordados os problemas que afetam Moçambique, como o colonialismo, a guerra posterior à independência, a seca e a fome, a opressão às mulheres e idosos. Nesse conjunto, portanto, tem-se uma literatura voltada à nação ex-colonial, caracterizada pelo projeto da época de luta pela independência, de que Couto participou ativamente, e a realidade que se seguiu com a sua não concretização. O autor afasta-se, então, da atuação política direta, mas aborda as relações de poder em suas obras. Em face disso, surgem as questões, aqui examinadas, quanto ao engajamento de Couto, sua posição crítica, a relação entre ética e estética em seus textos, de modo a demonstrar, indo na contramão das divisões absolutas entre estes dois aspectos, que se pode considerar sua estética como engajada.

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Biografia do Autor

  • Everton Fernando Micheletti, Universidade de São Paulo (USP)

    Doutor em Letras pelo Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamente de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

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Publicado

2018-11-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Mia Couto: uma estética engajada. (2018). Revista Criação & Crítica, 21, 77-90. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i21p77-90