Autoria em questão na era da cibercultura

Autores

  • Raquel Yukie Murakami Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Patrícia Trindade Nakagome Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p150-160

Palavras-chave:

autoria, cibercultura, leitor, redes sociais, fandom

Resumo

Analisaremos neste artigo alguns desdobramentos da noção de autoria no debate contemporâneo. Para isso, optamos por dois objetos representativos de nosso tempo, marcados pela dinamicidade da cibercultura: o Facebook e o fandom. O primeiro, uma rede social de ampla utilização no Brasil, dispensa maiores apresentações. Já o fandom, o domínio do fã, como indica o nome em inglês, é menos conhecido do público geral, pois é um espaço utilizado pelos fãs para discutirem o objeto cultural de sua estima. Através da análise desses dois ambientes virtuais, veremos como a autoria é colocada em questão hoje. Apontaremos algumas tentativas de os autores demarcarem seu espaço simbólico e alguns movimentos dos leitores para se integrar no campo da autoria.

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Biografia do Autor

  • Raquel Yukie Murakami, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

    Mestranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP

  • Patrícia Trindade Nakagome, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Mestre e doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH/USP)

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Publicado

2014-04-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Murakami, R. Y., & Nakagome, P. T. (2014). Autoria em questão na era da cibercultura. Revista Criação & Crítica, 12, 150-160. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i12p150-160