Ficção e realidade na literatura japonesa: o watakushi shôsetsu e o caso de Osamu Dazai
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i17p61-74Palavras-chave:
Dazai Osamu, Literatura Japonesa, Naturalismo, AutoficçãoResumo
Este artigo traz uma introdução ao conceito de watakushi shôsetsu, uma forma de autoficção derivada do naturalismo e do realismo europeu que se tornou popular no Japão na primeira metade do século XX, e algumas reflexões sobre a questão da ficção e da realidade por meio da análise de textos de um dos representantes do gênero, o escritor Osamu Dazai.Downloads
Referências
BRUDNOY. D. The Immutable Despair of Dazai Osamu in Monumenta Nipponica, Vol. 23, no 3/4 (1968), p. 457-474.
COPELAND. R. L. (Ed.). Woman Critiqued: translated essays on Japanese women’s writing. Honolulu: University of Hawai’I Press, 2006.
CROM, N. (entrevistadora). Serge Doubrovsky, inventeur de l’autofiction: un individu ce n’est pas beau à voir. Télérama, 30/08/2014. Disponível em: http://www.telerama.fr/livre/serge-doubrovsky-inventeur-de-l-autofiction-un-individu-ce-n-est-pas-que-beau-a-voir,116117.php Acesso em 17/07/2016.
DAZAI, O. Obras completas em forma de e-book disponíveis em www.aozora.gr.jp
LIPPIT, N. M. Reality and Fiction in Modern Japanese Literature. New York: Macmillan Press: 1980.
SILVA, T de P. O que dizem os escritores sobre a definição do que se tem chamado de autoficção. Palimpsesto, Rio de Janeiro, número 14, ano 11, p. 1-13, 2012. Dossiê 4. Disponível em http://www.pgletras.uerj.br/palimpsesto/num14/dossie/palimpsesto14dossie04.pdf Acesso em Ago 2014.
SUZUKI, T. Narrating the Self: fictions of Japanese modernity. California: Stanford University Press, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).