A carne das ideias
variações entre pintura e linguagem com Jasper Johns, Robert Barry e Valère Novarina
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p18-35Palavras-chave:
Jasper Johns, Robert Barry, Valère Novarina, Literatura e Pintura, VozResumo
O artigo parte de um comentário a um dos trabalhos do pintor Jasper Johns dedicados ao tema da voz, Voice (1964-1967). Desse comentário extrai-se uma leitura cruzada com trabalhos de Robert Barry e Valère Novarina, que, a partir de uma região liminar da pintura, evidenciam esse campo artístico como lugar de sucessivas rearticulações ou de contínua produção de limiares e entrelaçamentos entre linguagem, corpo, espaço e pensamento.
Downloads
Referências
BOIS, Yve-Alain. A pintura como modelo. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
CÍCERO, Antonio. “Os Babilaques de Waly Salomão”. In: SALOMÃO, Waly. Babilaques. Alguns cristais clivados. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria / Kabuki Produções Culturais, 2007.
CORVIN, Michel. Marchons ensemble, Novarina!: Vade mecum. Besançon: Les Solitaires Intempestifs, 2012.
DAMISCH, Hubert. The origin os perspective. Cambridge: MIT Press, 1994.
DAMISCH, Hubert. Fenêtre jaune cadmium, ou les dessous de la peinture. Paris: Les Éditions du Seuil, 1984.
DIDI-HUBERMAN. O Que Vemos, o Que Nos Olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
DOLAR, Mladen. A Voice And Nothing More. Cambridge / Londres: The MIT Press, 2006.
ELDERFIELD, John. “Diver: a delay”. In: WEISS, Jeffrey (org.), Jasper Johns: an allegory of painting, 1955-1965. Washington: National Gallery of Art, 2007.
FOSTER, Hal.: The return of the real: the avant-garde at the end of the century. Cambridge: MIT Press, 1996.
FOSTER, Hal; SERRA, Richard. Conversations about sculpture. New Haven / Londres: Yale University Press, 2018.
FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
FRIED, Michael. “Art and objecthood”. In: Art and Objecthood: essays and reviews. Chicago: University of Chicago Press, 1998.
GOLDFEDER, André. Coisas-mapa para homens cegos. Nuno Ramos, voz e materialidades em atravessamentos. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.
GOUDONA, Souzita. Beckett’s Breath: Antitheatricality and the visual arts. Endimburgo: Endimburgh University Press, 2018.
GREENBERG, Clement. “A pintura moderna”. In: BATTOCK, G. (org.). A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 1975.
JOHNS, Jaspers. Writings, sketchbook notes, interviews. Nova York: The Museum of Modern Art, 1996.
KIM-COHEN, Seth. In the Blink of an Ear: Toward a Non-Cochlear Sonic Art. Nova York / Londres: Continuum, 2011.
KIM-COHEN, Seth. Against ambience and other essays. Nova York / Londres: Bloomsbury Academics, 2016.
KRAUSS, Rosalind. “Sculpture in the Expanded Field”. October. V. 8 (Spring, 1979), pp. 30-44.
LIPPARD, Lucy. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Berkeley: University of California Press, 1997.
LOPES, Angela Leite. Traduzindo Novarina: Cena, pintura e pensamento. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. São Paulo: Contexto, 2012.
MORRIS, Robert. Continuous project altered daily: the writings of Robert Morris. Cambridge: The MIT Press, 1993.
NANCY, Jean-Luc. À l’écoute. Paris: Éditions Galilée, 2002.
NANCY, Jean-Luc. The pleasure in drawing. Nova York: Fordham University Press, 2013.
NOVARINA, Valère. Pendant la matière. Paris: P.O.L. éditeur, 1991.
NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
NOVARINA, Valère. La quatrième personne du singulier. Paris: P.O.L Éditeur, 2012.
NOVARINA, Valère. Voie negative. Paris: P.O.L, 2017.
OLIVEIRA, Lígia Souza. O império das palavras: um estudo da parole teatral em Valère Novarina. Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2018.
POTTS, Alex. The sculptural imagination: figurative, modern, minimalist. New Haven / Londres: Yale University Press, 2000.
RAMAT, Christine. Valere Novarina: La comédie du verbe. Paris: L’Harmattan, 2009.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis performativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
RÉGY, Claude. Espaces perdus. Besançon: Les Solitaires Intempestifs, 1998.
STEINBERG, Leo. “Outros critérios”. In: Outros critérios. Confrontos com a arte do século XX. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify, 2001.
VIVÈS, Jean-Michel. “Para introduzir a questão da pulsão invocante”. Revista Latino-americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 329-341, junho 2009.
WEISS, Jeffrey. “Painting bitten by a man”. In: WEISS, Jeffrey (org.), Jasper Johns: an allegory of painting, 1955-1965. Washington: National Gallery of Art, 2007
ZULAR, Roberto. “O ouvido da serpente”. In: Passos, Cleusa Rios; Rosenbaum, Yudith (Orgs.). Interpretações. Crítica Literária e Psicanálise. São Paulo: Atelier, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).