Aqui tem coisa: Georges Perec e a Arte Contemporânea

Autores

  • Manlio Speranzini Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Letras Modernas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i3p144-159

Palavras-chave:

Perec, coisas, arte contemporânea, Firman, Les choses.

Resumo

O texto explora a relação da obra do escritor francês Georges Perec (1936 – 1982) com a Arte Contemporânea por meio do seu livro Les Choses – une histoire des années soixante, e da obra Gathering de Daniel Firman (1966), apresentada na exposição “regarde de tous tes yeux, regarde”, l’art contemporain de Georges Perec. Busca-se assim o entendimento do campo de atrações mútuas dessas obras por meio de certo ‘valor fotográfico’ capaz de ‘tornar visível o que não é necessariamente da ordem do visível’; pelo foco no desimportante na relação com o cotidiano; e por um tipo de construção expressiva que explicitaria o vazio e a falta de sentido nas relações do indivíduo com as coisas do mundo.

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Publicado

2009-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aqui tem coisa: Georges Perec e a Arte Contemporânea. (2009). Revista Criação & Crítica, 3, 144-159. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i3p144-159