SEM A FOME DA DEFINIÇÃO: O PUNCTUM E O HAICAI

Autores

  • Iury Bueno Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep96-101

Palavras-chave:

Roland Barthes, Semiótica da Fotografia, Haicai, Punctum, Neutro.

Resumo

O presente texto é dedicado a uma reflexão sobre as possíveis intersecções entre fotografia e haikai encontradas na obra de Roland Barthes, abarcando aquelas obras do autor suscetíveis de ilustrá-las a saber: Império dos Signos (1970), O Neutro (1977-1978), A Preparação do Romance (1978-1979) e A Câmara Clara (1980). Nosso foco é sobre o possível emaranhamento do conceito de "punctum" e "neutro", respectivamente, referindo-se à imagem fotográfica e à escrita, e igualmente supondo um escape do paradigma do significado.

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Biografia do Autor

  • Iury Bueno, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
    Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Bueno, I. (2015). SEM A FOME DA DEFINIÇÃO: O PUNCTUM E O HAICAI. Revista Criação & Crítica, spe, 96-101. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep96-101