Graduação da sombra: ato, matéria e linguagem em O Filantropo e Cujo

Autores

  • André Barbugiani Goldfeder Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p84-95

Palavras-chave:

Rodrigo Naves, Nuno Ramos, Literatura e artes plásticas

Resumo

O artigo propõe uma leitura integrada de O Filantropo (1998), de Rodrigo Naves e Cujo (1992), de Nuno Ramos, buscando analisar sua estratégias de estruturação em diálogo com questões desenvolvidas pelos dois autores em seus trabalhos realizados no universo das artes plásticas. Procura compreender as formas de opacidade que sugere fundamentar as obras estudadas aproximando modos de exploração da relação matéria-sentido e da noção de atona literatura e nas artes plásticas.

 

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Biografia do Autor

  • André Barbugiani Goldfeder, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

    André Goldfder é mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP com foco nas áreas de poesia moderna e contemporânea e literatura comparada (artes plásticas e teatro). Possui bacharelado em Ciências Sociais pela mesma faculdade. Atualmente é pesquisador nas áreas citadas, colaborador da Enciclopédia de Literatura Brasileira do Instituto Itaú Cultural e membro do Laboratório de Poéticas Contemporâneas/USP. Também realiza trabalhos em dramaturgia.

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Publicado

2013-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Graduação da sombra: ato, matéria e linguagem em O Filantropo e Cujo. (2013). Revista Criação & Crítica, 11, 84-95. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p84-95