Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Reconciliar com o passado: articulações entre literatura e história em Por quem vibram os tambores do além (2013) de Paulina Chiziane e Rasta Pita

Thiago de Araujo Folador

Resumo


O presente trabalho propõe um diálogo entre literatura e história em Por quem vibram os tambores do além?, de Paulina Chiziane e Rasta Pita. Pretende-se a partir discussão dos usos das personagens históricas do rei Mataka e da rainha Achivánjila para a pensar a relação entre a tradição e Moçambique atual na obra.

Palavras-chave


Paulina Chiziane; Moçambique, Curandeiros; Tradição; Yao

Texto completo:

PDF

Referências


ABDALLAH, Y. The Yaos. Chiikala cha Wayao. Londres: Frank Class, 1973.

CABAÇO, José Luís. Moçambique: identidade, colonialismo e libertação. São Paulo: Editora Unesp/ANPOCS, 2009.

CHIZIANE, P., PITA, R. Por quem vibram os tambores do além? Maputo: Índico, 2013.

COSTA, Renta J. Colonialismo e gênero entre os Ovimbundu: relações de poder no Bailundo (1880-1930). Tese de Doutorado. Brasília: Universidade de Brasília, 2014.

LEITE, A. M. Literaturas africanas e formulações pós-coloniais. Lisboa: Colibri, 2003.

NGOMANE, Nataniel. Poucas palavras. In: CHIZIANE, P., PITA, R. Por quem vibram os tambores do além? Maputo: Índico, 2013.

MEDEIROS, Eduardo C. História de Cabo Delgado e Niassa. Maputo: Arquivo Histórico de Moçambique, 1997.

SHELDON, Kathleen. Pounders of Grain: A History of Women, Work, and Politics in Mozambique. Portsmouth: Heinemann, 2002.

KAMP, Linda van de. Pentecostalismo brasileiro em Moçambique: produção de conhecimento espiritual e cultural em um espaço transnacional. Sociedade e Estado, 30(2), 2015.

ZIMBA, Benigna. “Achivanjila I” and the Making of Niassa Slave Routes. In: ZIMBA, B; ALPERS, E; ISAACMAN, A. F. Slave Routes and Oral Tradition in Southeastern Africa. Maputo: Filsom Entertainment, 2005, p. 219-252.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.137513

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.