Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Beleléu e a poética da violência nas canções de Itamar Assumpção

Juliano Nogueira de Almeida

Resumo


O artigo estabelece um diálogo acerca do universo da marginalidade a partir de algumas produções artísticas, em especial da canção “Nêgo Dito”, de Itamar Assumpção. Alguns personagens tratados expressam tanto a violência e as contravenções, por vezes praticadas por minorias silenciadas, quanto a resistência diante das adversidades que as populações pobres e marginalizadas sofrem cotidianamente no Brasil.

Palavras-chave


canção; marginalidade; violência

Texto completo:

PDF

Referências


BISHOP, Elizabeth. Poemas do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CHAGAS, Luiz; TARANTINO, Mônica (Orgs.). Pretobrás: porque eu não pensei nisso antes? O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção Vol. II. São Paulo: Ediouro, 2006.

CRUZ, Adélcio de Souza. Afro-brasilidade urbana: poética da diáspora em performance. In: ALEXANDRE, Marcos Antônio (Org.). Representações performáticas brasileiras: teorias, práticas e suas interfaces. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs IV- Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2012.

DINIZ, Thais Flores Nogueira. “Imagens do Brasil na poesia de Elizabeth Bishop”. Cadernos de tradução, Santa Catarina, v. 21, n. 6, p.67-75, 1996.

PELBART, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo: Editora Iluminuras Ltda, 2011.

SALOMÃO, Wally. Qual é o parangolé?. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.

TATIT, Luiz. Todos entoam: ensaios, conversas e canções. São Paulo: PubliFolha, 2007.

REFERÊNCIAS PICTÓRICAS E SONORAS

ASSUMPÇÃO, Itamar. “Nêgo Dito”. Itamar Assumpção [compositor]. In: Beleléu, Leléu, Eu. São Paulo: Lira Paulistana, 1981.

BEN, Jorge. “Charles, anjo 45”. Jorge Ben [compositor]. In: Jorge Ben: 10 anos depois. São Paulo: Philips, 1973.

BOSCO, João. “Tiro de misericórdia”. João Bosco e Aldir Blanc [compositores]. In: Tiro de Misericórdia. São Paulo: RCA, 1977.

DAQUELE INSTANTE EM DIANTE. Direção de Rogério Velloso. São Paulo: Movie&Art, 2011. Exibição digital (110 min).

OITICICA, Hélio. B33 - Bólide-caixa nº 18 (Homenagem a Cara de Cavalo). 1966. Instalação em madeira, fotografia, náilon, acrílico, plástico e pigmentos. Coleção Gilberto Chateaubriand – MAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

OITICICA, Hélio. Seja marginal, seja herói. 1968. Serigrafia sobre tecido. Projeto Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.141363

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.