Beleléu e a poética da violência nas canções de Itamar Assumpção

Autores

  • Juliano Nogueira de Almeida Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.141363

Palavras-chave:

canção, marginalidade, violência

Resumo

O artigo estabelece um diálogo acerca do universo da marginalidade a partir de algumas produções artísticas, em especial da canção “Nêgo Dito”, de Itamar Assumpção. Alguns personagens tratados expressam tanto a violência e as contravenções, por vezes praticadas por minorias silenciadas, quanto a resistência diante das adversidades que as populações pobres e marginalizadas sofrem cotidianamente no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Juliano Nogueira de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG)
    Doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cânone e silêncios: o (não) lugar das minorias na Literatura (ARTIGOS)

Como Citar

Beleléu e a poética da violência nas canções de Itamar Assumpção. (2018). Revista Crioula, 21, 404-424. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.141363