Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus: alteridade, linguagem e insubmissão

  • Leonardo Tadeu Nogueira Palhares Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ivana Ferrante Rebello Universidade Estadual de Montes Claros
Palavras-chave: alteridade, Carolina Maria de Jesus, linguagem, Quarto de Despejo

Resumo

Neste artigo propomos ler Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, através da presença do “português” de duas maneiras: enquanto gentílico, em referência aos descendentes portugueses que vivem na pobreza da favela e subjulgam os moradores, e enquanto língua que, com seus erros crassos, também enunciam, em nível de linguagem, a mesma pobreza de vida em que vivem a personagem-narradora e como ela não se subordina às faltas de sua miserável vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Tadeu Nogueira Palhares, Universidade Estadual de Montes Claros
Mestre em Letras/Estudos Literários pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes.
Ivana Ferrante Rebello, Universidade Estadual de Montes Claros
Doutora em Literatura Brasileira pela PUC-MG. Professora do Departamento de Comunicação e Letras da Universidade Estadual de Montes Claros — Unimontes, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BARCELLOS, Sergio. Aproximações: teorias contemporâneas da literatura, identidade e diários. Terra Roxa e Outras Terras - Revista de Estudos Literários, v. 9,p. 44-56, Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007.

BERND, Zilá. Literatura e Identidade Nacional. 2. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

BRAIT, Beth. A Personagem. 3. ed. São Paulo: Ática, 1987.

FERREIRA, Amanda Crispim. Do Quarto de Despejo, a Poesia de Carolina Maria de Jesus. In: DUARTE, Constância Lima et al. (orgs.). Arquivos Femininos: literatura, valores, sentidos. Florianópolis: Mulheres, 2014.

FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 51. ed. rev. São Paulo: Global, 2006.

JESUS, Carolina Maria. Quarto de Despejo. São Paulo: Ática, 2000.

OLIVA, Osmar Pereira. A Fome da Escrita — Paratextos no Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. In: Anais do VI Colóquio Mulheres em Letras: Literatura e Diversidade. Belo Horizonte-MG: Faculdade de Letras da UFMG, 2014, p.199-205.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Palhares, L., & Rebello, I. (2018). Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus: alteridade, linguagem e insubmissão. Revista Crioula, (21), 529-545. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143112