Portal da USP Portal da USP Portal da USP

“Aqueles dois”: A heterossexualidade compulsória, a moral, o julgamento e as metáforas do amor sob o olhar de Caio Fernando Abreu

Paulo José Valente Barata

Resumo


Propõe-se revisitar o conto “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu, a fim de discutir como o autor evidencia uma sociedade heteronormativa compulsória que pune os protagonistas, Raul e Saul, por pensá-los gays. Julga-se importante destacar também as metáforas musicais que explicam o que sentem os protagonistas com a sutileza necessária àquele contexto. Recorremos, para tanto, aos estudos queer e aos textos de WITING (1992), FOUCAULT (1998) e BOURDIEU (2014), dentre outros.


Palavras-chave


“Aqueles dois”; heterossexualidade compulsória; moral; amor

Texto completo:

PDF

Referências


ABREU, Caio Fernando. Morangos Mofados. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

BONNICI, Thomas et al. Margens Instáveis: Tensões Entre Teoria, Crítica e História da Literatura. Maringá: EdUEM, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina: A condição feminina e a violência simbólica. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: BestBolso, 2014.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2015.

CALEGARI, Lizandro Carlos. O cânone literário e as expressões de minorias: implicações e significações históricas. In: _______ et al. Excluídos e marginalizados na Literatura – uma estética dos oprimidos. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 11-36.

CANDIDO, Antonio. Os primeiros sinais. In: _______. Formação da Literatura Brasileira: Momentos decisivos. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade do saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

_________. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

FRY, Peter; MACRAE, Edward. O que é homossexualidade. São Paulo: Abril Cultural Brasiliense, 1985.

GAUNTLETT, David. Media, Gender and Identity. Nova York: Routledge, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Teoria Queer: Uma Política Pós-Identitária para a Educação. Estudos Feministas, v. 9, n. 2, p. 541-553, 2001.

WITTIG, Monique. La mente hetero: Discurso leído por la autora en Nueva York durante el Congreso Internacional sobre el Lenguaje Moderno realizado en 1978 y dedicado a las lesbianas de EE.UU. Boston: Beacon, 1992.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143146

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.