Formas do real e representação da violência em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino

  • Igor Iuri Dimitri Nakamura Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Palavras-chave: Marçal Aquino, violência, realismo

Resumo

Este artigo propõe uma leitura sobre as facetas do realismo imbuídas no discurso para a construção da temática da violência no romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino (2005). Pretende-se também traçar os matizes da violência na textura do discurso narrativo. Com base em Schollhammer (2009), Candido (1989) e Pellegrini (2008), evidencia-se um realismo brutal que denuncia o abandono do Brasil interiorano e a corrupção da iniciativa privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Iuri Dimitri Nakamura, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP

Referências

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

DALCIN, Camila. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios: linguagem e forma literária. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS.

FELICIO, Gisele Montoza. Mulheres de vida dupla: as singularidades de Virgínia, de Machado de Assis e de Lavínia, de Marçal Aquino. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiterana Mackenzie, São Paulo – SP.

LARA, Maria das Dores. Entre o amor e a ruína: os elementos do trágico no romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG.

LEENHARDT, Jacques. Prefácio. In: LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil hoje. In: DALCASTAGNÈ, Regina (Org.). Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2008, p. 15-34.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SOUZA, Fabrina Martinez de. Silêncio, violência e melancolia em Marçal Aquino: uma leitura de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas – MS.

Publicado
2018-06-30
Como Citar
Nakamura, I. (2018). Formas do real e representação da violência em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Revista Crioula, (21), 716-734. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143306