Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Formas do real e representação da violência em Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino

Igor Iuri Dimitri Nakamura

Resumo


Este artigo propõe uma leitura sobre as facetas do realismo imbuídas no discurso para a construção da temática da violência no romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino (2005). Pretende-se também traçar os matizes da violência na textura do discurso narrativo. Com base em Schollhammer (2009), Candido (1989) e Pellegrini (2008), evidencia-se um realismo brutal que denuncia o abandono do Brasil interiorano e a corrupção da iniciativa privada.

Palavras-chave


Marçal Aquino; violência; realismo

Texto completo:

PDF

Referências


CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1989.

DALCIN, Camila. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios: linguagem e forma literária. 2015. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria – RS.

FELICIO, Gisele Montoza. Mulheres de vida dupla: as singularidades de Virgínia, de Machado de Assis e de Lavínia, de Marçal Aquino. 2013. 124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Presbiterana Mackenzie, São Paulo – SP.

LARA, Maria das Dores. Entre o amor e a ruína: os elementos do trágico no romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. 2014. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Juiz de Fora – MG.

LEENHARDT, Jacques. Prefácio. In: LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.

PELLEGRINI, Tânia. No fio da navalha: literatura e violência no Brasil hoje. In: DALCASTAGNÈ, Regina (Org.). Ver e imaginar o outro: alteridade, desigualdade, violência na literatura brasileira contemporânea. São Paulo: Horizonte, 2008, p. 15-34.

SCHOLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

SOUZA, Fabrina Martinez de. Silêncio, violência e melancolia em Marçal Aquino: uma leitura de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Três Lagoas – MS.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143306

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.