Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Performance e escrita em produções literárias marginais-periféricas de Allan Santos da Rosa e Dinha

Karina Lima Sales

Resumo


O texto analisa contos do livro Reza de mãe, de Allan Santos da Rosa e poemas do livro Onde escondemos o ouro, de Dinha, sob a perspectiva de essas produções literárias marginais-periféricas configurarem-se como escritas performáticas impregnadas de perturbações sociais, delineando saberes, estabelecendo trocas, transgredindo a realidade, evocando-a e recriando-a literariamente. É das experiências e vivências dos autores que se constitui essa literatura-performance, entremesclando-se o vivido e o criado.

 


Palavras-chave


escritas performáticas; literatura marginal-periférica; Allan Santos da Rosa; Dinha

Texto completo:

PDF

Referências


BEIGUI, Alex. Performances da escrita. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, jan-abr. 2011. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1564/1661. Acesso em: março 2017.

DINHA. Onde escondemos o ouro. São Paulo: Me Parió Revolução, 2013.

PEDRON, Denise Araújo. Um olhar sobre a performatividade na cultura contemporânea: a performance como conceito e a produção artística de Diamela Eltit. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ALDR-6WEPXT/denise_pedron.pdf?sequence=1. Acesso em: abril 2017.

RAVETTI, Graciela. Nem pedra na pedra nem ar no ar: reflexões sobre literatura latino-americana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

ROSA, Allan Santos da. Reza de mãe. São Paulo: Nós, 2016.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O percevejo, ano 11, 2003, n. 12, p. 25 a 50.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143333

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.