Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A ressonância das vozes dos paratextos ficcionais em Vinte e zinco, de Mia Couto

Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a presença das vozes que compõem os paratextos ficcionais na composição textual do romance Vinte e zinco (1999), de Mia Couto, a partir da relação que se instaura entre as epígrafes e a temática da narrativa. Os pressupostos teóricos de Gerard Genette (2010) fornecem subsídios para a compreensão dos efeitos de sentido que esses “sinais acessórios” fornecem ao texto, a partir do olhar que a ficção direciona para o tempo histórico encenado.

Palavras-chave


ficção; história; paratextos; recursos; vozes

Texto completo:

PDF

Referências


ABDALA JUNIOR, Benjamin. Doze dias de Abril sob teto de zinco. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACEDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013.

COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Tradução de Cleonice Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

COUTO, Mia. Vinte e zinco. Lisboa: Editorial Caminho, 1999.

GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de Cibele Braga. Belo Horizonte: Edições Viva Voz, 2010.

MAQUÊA, Vera. A palavra habitada de Mia Couto. In: CAVACAS, Fernanda; CHAVES, Rita; MACÊDO, Tania (Orgs.). Mia Couto: um convite à diferença. São Paulo: Humanitas, 2013, p. 167-179.

SAMOYAULT, Tiphaine. A intertextualidade. Tradução de Sandra Nitrini. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008.

SECCO, Carmem Lúcia Tindó Ribeiro. Alegorias em abril: Moçambique e o sonho de um outro vinte e cinco (uma leitura do romance Vinte e zinco, do escritor Mia Couto). Via Atlântica, n. 3, dez.-1999.

SECCO, Lincon. 25 de Abril de 1974: A revolução dos cravos. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

TUTIKIAN, Jane. Velhas identidades novas: o pós-colonialismo e a emergência das nações de língua portuguesa. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143340

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.