Entre a conquista e a tragédia: metáforas reunidas em Iracema e Simá na compreensão da construção da identidade brasileira

  • Claudimar Paes de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leoné Astride Barzotto Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Identidade brasileira, Iracema, Simá

Resumo

O trabalho tem como objetivo tecer considerações acerca do projeto literário brasileiro por meio da obra Iracema, de José de Alencar (1865), e o romance histórico contextualizado na região do Alto Amazonas, de autoria do escritor baiano Lourenço da Silva Araújo Amazonas, publicado no ano de 1857, sob o título de Simá – como suporte para compreensão e representação metafórica da construção da identidade brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudimar Paes de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD.

Leoné Astride Barzotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002); mestrado em Letras / Diálogos Culturais pela Universidade Estadual de Londrina (2005); doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008) assim como doutorado-sanduíche (CAPES) pela Indiana University at Bloomington, Estados Unidos (2007). Atualmente é Professora Adjunta - Nível III - com dedicação exclusiva na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da UFGD; área de concentração: Literaturas e Práticas Culturais. Vice-coordenadora do Mestrado (2010-2012) - PPGLetras. Coordenadora do Mestrado em Letras da UFGD (Ago./2012-Ago./2014). É parecerista da Revista Acta Scientiarum: Language and Culture (UEM), parecerista da Revista Estação Literária (UEL), parecerista da Revista Arredia Facale-UFGD e parecerista da Revista Raído do Mestrado em Letras da UFGD. Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum Language and Culture (UEM). Editora da Revista Raído UFGD (2014-atual), na área de Literatura e Práticas Culturais. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de expressão inglesa; língua inglesa; literatura inglesa pós-colonial; pós-colonialismo; língua inglesa instrumental; interface entre língua, cultura e literatura, identidade cultural, processos migratórios, transnacionalismo e mobilidades culturais. Fez parte da Equipe de Revisoras de Conteúdo Didático Digital da EAD/UFGD (2012-2015) onde também atuou como Professora-Formadora de Língua Inglesa Instrumental e ministra capacitação de PCDD (Produção de Conteúdo Didático Digital) para a EaD/UFGD. É membro do GT da ANPOLL: Relações Literárias Interamericanas. Tem Pós-Doutorado em Literatura com estágio na Universidade da Califórnia em Berkeley (CAPES 2015-2016).

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. – São Paulo: Paulus, 2005.

AMAZONAS, Lourenço da Silva Araújo. Simá – Romance Histórico do Alto Amazonas. 2ª ed. Revista – Manaus: Editora Valer, Governo do estado do Amazonas, 2003.

CANDIDO, Antonio. O romantismo no Brasil. - São Paulo: Humanitas/FFLCH, 2002.

COUTINHO, Eduardo F. Discurso Literário e construção da identidade brasileira. Légua & Meia: Revista de Literatura e Diversidade Cultural, nº 1, 2002, p. 54-63.

OLIVEIRA, Silvana. Realismo na literatura brasileira. Curitiba: IESDE, 2008.

TELLES, Tenório. Iracema e Simá unem metáforas sobre o Brasil. Valer Cultural, Ano I nº 5, Junho de 2013, p. 70-74.

Publicado
2018-12-07
Como Citar
Almeida, C., & Barzotto, L. (2018). Entre a conquista e a tragédia: metáforas reunidas em Iracema e Simá na compreensão da construção da identidade brasileira. Revista Crioula, 1(22), 189-202. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.148180