Entre a conquista e a tragédia: metáforas reunidas em Iracema e Simá na compreensão da construção da identidade brasileira

Autores

  • Claudimar Paes de Almeida Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leoné Astride Barzotto Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.148180

Palavras-chave:

Identidade brasileira, Iracema, Simá

Resumo

O trabalho tem como objetivo tecer considerações acerca do projeto literário brasileiro por meio da obra Iracema, de José de Alencar (1865), e o romance histórico contextualizado na região do Alto Amazonas, de autoria do escritor baiano Lourenço da Silva Araújo Amazonas, publicado no ano de 1857, sob o título de Simá – como suporte para compreensão e representação metafórica da construção da identidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudimar Paes de Almeida, Universidade Federal da Grande Dourados

    Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, com concentração na área de Literatura e Práticas Culturais. Possui especialização em Língua Portuguesa: Redação e Oratória pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2017), graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Atuou como professor auxiliar, nível 1 da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Literatura Brasileira e Prática Curricular. Participou de projetos de divulgação da Literatura Amazônica e do Núcleo de Estudos Literários e Culturais - PPG/UFGD.

  • Leoné Astride Barzotto, Universidade Federal da Grande Dourados

    Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002); mestrado em Letras / Diálogos Culturais pela Universidade Estadual de Londrina (2005); doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008) assim como doutorado-sanduíche (CAPES) pela Indiana University at Bloomington, Estados Unidos (2007). Atualmente é Professora Adjunta - Nível III - com dedicação exclusiva na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da UFGD; área de concentração: Literaturas e Práticas Culturais. Vice-coordenadora do Mestrado (2010-2012) - PPGLetras. Coordenadora do Mestrado em Letras da UFGD (Ago./2012-Ago./2014). É parecerista da Revista Acta Scientiarum: Language and Culture (UEM), parecerista da Revista Estação Literária (UEL), parecerista da Revista Arredia Facale-UFGD e parecerista da Revista Raído do Mestrado em Letras da UFGD. Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum Language and Culture (UEM). Editora da Revista Raído UFGD (2014-atual), na área de Literatura e Práticas Culturais. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de expressão inglesa; língua inglesa; literatura inglesa pós-colonial; pós-colonialismo; língua inglesa instrumental; interface entre língua, cultura e literatura, identidade cultural, processos migratórios, transnacionalismo e mobilidades culturais. Fez parte da Equipe de Revisoras de Conteúdo Didático Digital da EAD/UFGD (2012-2015) onde também atuou como Professora-Formadora de Língua Inglesa Instrumental e ministra capacitação de PCDD (Produção de Conteúdo Didático Digital) para a EaD/UFGD. É membro do GT da ANPOLL: Relações Literárias Interamericanas. Tem Pós-Doutorado em Literatura com estágio na Universidade da Califórnia em Berkeley (CAPES 2015-2016).

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. – São Paulo: Paulus, 2005.

AMAZONAS, Lourenço da Silva Araújo. Simá – Romance Histórico do Alto Amazonas. 2ª ed. Revista – Manaus: Editora Valer, Governo do estado do Amazonas, 2003.

CANDIDO, Antonio. O romantismo no Brasil. - São Paulo: Humanitas/FFLCH, 2002.

COUTINHO, Eduardo F. Discurso Literário e construção da identidade brasileira. Légua & Meia: Revista de Literatura e Diversidade Cultural, nº 1, 2002, p. 54-63.

OLIVEIRA, Silvana. Realismo na literatura brasileira. Curitiba: IESDE, 2008.

TELLES, Tenório. Iracema e Simá unem metáforas sobre o Brasil. Valer Cultural, Ano I nº 5, Junho de 2013, p. 70-74.

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

Entre a conquista e a tragédia: metáforas reunidas em Iracema e Simá na compreensão da construção da identidade brasileira. (2018). Revista Crioula, 1(22), 189-202. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.148180