Avós e netos: as representações da velhice na literatura infantil de língua portuguesa

Autores

  • Renata Junqueira de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Jéssica Amanda de Souza e Silva Universidade de Aveiro
  • Clara Cassiolato Junqueira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.169498

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Envelhecimento, Idoso, Relação intergeracional, Literatura Infantil

Resumo

Este artigo objetiva investigar e comparar as representações do idoso e das relações intergeracionais entre avós e netos em dois livros literários, um brasileiro – Vó, para de fotografar!, de Ilan Brenman (2018) – e outro português – O meu avô, de Catarina Sobral (2014). Analisou-se: (1) as descrições das personagens idosas e crianças; (2) a relação intergeracional dessas personagens; (3) a configuração dos elementos afetivos; e (4) as similitudes entre às representações do idoso e das relações intergeracionais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Departamento de Educação. Area: Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

Referências

AMPARO, A. M. d; ALVES, P. B.; CARDENAS, C. J. Pertencimento e identidade em adolescentes em situação de risco de Brasília. Rev. Bras. Cresc Desenv Hum, São Paulo, 14(1),11-20, 2004.

ARIZPE, E. & STYLES, M. Children reading picturebooks: interpreting visual texts. New York: Routledge, 2016.

BRENMAN, I. & KARSTEN, G. Vó, para de fotografar!. 1 ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2018.

BILCHES, W. Por que adolescentes às vezes sentem vergonha dos pais. Gazeta do Povo. Sempre família. 9/7/2019.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BOON, M. Y. & DAIN, S. J. The development of color vision an the ability to appreciate color in picturebooks. In: KÜMMERLING-MEIBAUER, B; MEIBAUER, J; NACHTIGÄLLER K & ROHLFING, K. J. Learning from Picturebooks: perspectives from child development and literacy studies. New York: Routledge, 2015.

CARDOSO, D. M. A relação texto e imagem na criação do livro-álbum: o caso de Catarina Sobral. Dissertação de Mestrado em Estudos Literários. Universidade de Aveiro, 2017.

COLOMER, T; KÜMMERLING-MEIBAUER, B. & SILVA-DIAZ, C. (Eds.). New directions in picturebook research. New York and London: Routledge, 2010.

CULLER, J. The Closeness of Close Reading. V 152, Nº 1. ADE Bulletin, 2012.

DIOUF, S. As tranças de Bintou. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

FERNANDES, C. R. D. Avós e netos na literatura infantil: vidas compartilhadas. Educ. Real., Porto Alegre, v. 38, n. 4, p. 1089-1112, Dec. 2013. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362013000400005&lng=en&nrm=iso>. access on 02 Apr. 2020. https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400005.

FOX, G. & GIRARDELLO, G. A narração de histórias na sala de aula. In: GIRARDELLO, Gilka (Org.) Baús de chaves da narração de histórias. 4ª. Ed. Santa Catarina: SESC, 2008.

LETRIA, J. J. & LETRIA, A. Avô, conta outra vez. Porto: Âmbar, 2008.

LOBATO, M. Histórias de tia Anastácia. 5ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1956.

LOBATO, M. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo, 2009.

MATOS, G. A. A palavra do contador de histórias: sua dimensão educativa na contemporaneidade. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MENDES, T. M. S. Da adolescência à envelhecência: convivência entre as gerações na atualidade. Porto Alegre: Mediação, 2012.

PRADO, D. O que é família?. Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2017.

RAMOS, A. M. Literatura para a infância e ilustração. Leituras em diálogo. Porto: Tropelias & Companhia, 2010.

SILVEIRA, R. Velhice e morte na literatura para crianças: apontamentos sobre o que e como se ensina a elas. ANPED, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2977/234 Acesso em: 02. Abr. 2020.

SOBRAL, C. O meu avô. Lisboa: Orfeu Negro, 2014.

Downloads

Publicado

2020-07-27

Edição

Seção

Dossiê 25: Literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens

Como Citar

Avós e netos: as representações da velhice na literatura infantil de língua portuguesa. (2020). Revista Crioula, 25, 20-46. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.169498

Dados de financiamento