DRAMAS DA ESCRAVATURA E O EXOTISMO DO COMÉRCIO NEGREIRO, DO INDIGENATO E DO DARWINISMO SOCIAL NA OBRA DE EMÍLIO SALGARI (PARTE 1)

Autores

  • Alberto Oliveira Pinto Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2008.54007

Palavras-chave:

Loango, exotismo, tráfico de escravos, abolicionismo, indigenato, darwinismo social, hibridismo, cultura, raça, eugenização da África

Resumo

PUBLICADO EM 1896, DRAMAS DA ESCRAVATURA É O ÚNICO ROMANCE DE EMÍLIO SALGARI QUE VERSA SOBRE A ÁFRICA SUBSAHARIANA NÃO ISLÂMICA. PRETENDEMOS ANALISAR ALGUMAS REPRESENTAÇÕES DO IMAGINÁRIO DE EMÍLIO SALGARI: A ABOLIÇÃO DO TRÁFICO DE ESCRAVOS E DA ESCRAVATURA E A CORRESPECTIVA PASSAGEM DO ESCRAVO A “INDÍGENA”; A RACIALIZAÇÃO DAS CULTURAS OU O DETERMINISMO RACIAL COMO LEGITIMADOR DE UM COLONIALISMO DE EXPLORAÇÃO; A PERSISTENTE VISÃO DICOTÓMICA ACERCA DO HOMEM AFRICANO ENQUANTO “MAU SELVAGEM” OU “BOM SELVAGEM”; E FINALMENTE O MITO DO “HIBRIDISMO” OU DA MESTIÇAGEM.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Oliveira Pinto, Universidade de Lisboa
    Mestre e Doutorando em História de África da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL).

Downloads

Publicado

2008-05-01

Como Citar

DRAMAS DA ESCRAVATURA E O EXOTISMO DO COMÉRCIO NEGREIRO, DO INDIGENATO E DO DARWINISMO SOCIAL NA OBRA DE EMÍLIO SALGARI (PARTE 1). (2008). Revista Crioula, 3. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2008.54007