PELA “ESCADA” DE JORGE ANDRADE: O NASCIMENTO DE UMA TRAJETÓRIA ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA

Autores

  • Berilo Luigi Deiró Nosella Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55485

Palavras-chave:

Jorge Andrade, Dramaturgia brasileira moderna, Memória e história, Desenraizamento

Resumo

O PRESENTE ARTIGO PROPÕE REALIZAR UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE AS CATEGORIAS DE MEMÓRIA E HISTÓRIA, NUMA TRAJETÓRIA QUE CAMINHA DA MEMÓRIA INDIVIDUAL DE JORGE ANDRADE PARA A MEMÓRIA COLETIVA BRASILEIRA, E COMO ESTA TRAJETÓRIA ORGANIZA-SE INTERNAMENTE NO CICLO MARTA, A ÁRVORE E O RELÓGIO. PARA REALIZÁ-LO, TOMAREMOS COMO OBJETO O TEXTO DRAMATÚRGICO A ESCADA, POR SER O REFERIDO UM PONTO NEVRÁLGICO DO CICLO, ONDE INICIA-SE, DE FORMA MAIS RADICAL, A AMPLIAÇÃO DA MEMÓRIA INDIVIDUAL DO AUTOR PARA A COLETIVA A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE DESENRAIZAMENTO HUMANO DESENCADEADO PELA URBANIZAÇÃO MODERNA.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO na linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro sob orientação do Profa. Dra. Maria de Lourdes Rabetti (Beti Rabetti) onde desenvolve a pesquisa “Luigi Pirandello e Jorge Andrade entre o texto e a cena: a metateatralidade como espelho de nossa formação estético cultural moderna”, com bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2011-11-01

Edição

Seção

Dossiê: Dramaturgias em Língua Portuguesa

Como Citar

PELA “ESCADA” DE JORGE ANDRADE: O NASCIMENTO DE UMA TRAJETÓRIA ENTRE A MEMÓRIA E A HISTÓRIA. (2011). Revista Crioula, 10. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2011.55485