Edições anteriores

  • Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação
    n. 32 (2023)

    Sem sombras de dúvidas, o escritor Jorge Amado representa uma figura monumental na literatura brasileira, cuja obra exerceu influência profunda e duradoura na construção da identidade cultural nacional, sobretudo através de um olhar para identidades à margem. Sendo assim, ao longo de sua prolífica carreira, Amado capturou com maestria as nuances, os dilemas e a rica tapeçaria social do nordeste brasileiro, apresentando essa região ao mundo com uma visão vibrante e autêntica da vida. São muitos seus personagens icónicos que ultrapassaram as páginas dos livros e se imortalizaram em outras mídias, como a televisão, a música e o teatro. Estes mesmos personagens que se tornaram parte da identidade brasileira.


    Neste contexto, a necessidade de retomar e estudar os textos de Jorge Amado torna-se imperativa para qualquer pessoa interessada em compreender a profundidade e a diversidade da sociedade brasileira, bem como em refletir sobre questões de classe, raça, religião e identidade nacional. E é com essa intenção que celebramos o número 32 da Revista Crioula, cujo o dossiê temático se intitula “Jorge Amado: para além dos 90 anos de publicação”. Trazemos uma edição com valiosos textos que pulsam história, cultura e reflexão sobre os desafios do passado e do presente no Brasil. Dessa forma, através da lente literária (e aqui teórica) de Amado, somos convidados a explorar temas atemporais, ainda que enraizados em contextos específicos. Assim, desejamos uma excelente leitura dos artigos que compõe o referido dossiê, bem como dos outros textos que fazem parte do número. 


    Com afeto,
    Comissão editorial e organizadores do número.

     

  • Literatura, educação literária e formação do leitor
    n. 31 (2023)

    O n. 31 da Revista Crioula inicia-se com um dado preocupante: segundo a 5ª edição da pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil," divulgada em 2020, cerca de 48% da população brasileira é estimada como não leitora. Neste contexto, apesar do crescente diálogo acerca da Educação Literária e dos esforços de diversos agentes para consolidar o hábito da leitura, especialmente a literária, o quadro dessa categoria permanece insatisfatório, indicando a necessidade de aprofundar e expandir as discussões nesse contexto.

    Diante dessas questões prementes, a Revista Crioula lançou a chamada e recebeu artigos/ensaios que possuem como temática central as Literaturas de Língua Portuguesa e as práticas relacionadas à Educação Literária. Para além do dossiê, acolhemos também outros textos acadêmicos sobre temas não relacionados, bem como uma entrevista e pequenos textos ficcionais em prosa e poemas.

  • Dossiê n. 30: Lésbicas nas Literaturas de Língua Portuguesa
    n. 30 (2022)

    Por que nos perguntam se existimos? Esta inquietante pergunta é também o título de uma conferência ministrada pela escritora Marina Colasanti, em 1996, na Universidade de Illinois, em um evento sobre literatura de autoria feminina. 

    A inquietante pergunta e a conferência não falam sobre lesbianidades. Nem tampouco falam sobre lesbianidades as outras 11 conferências do referido evento, mas poderiam. A constante pergunta se existe autoria e literatura feminina é sempre complexa. Afirmar com veemência é um risco que se corre diante das fáceis respostas essencialistas, negá-la, porém, é se colocar diante do abismo do neutro universal, de onde emergem apenas as ideias da norma heterossexual, branca, cisgênera, entre outras. Neste caso, como em outros espaços voltados ao feminino na literatura, ainda pairam certos silêncios, estagnados ou reflexivos. 

    Nos convém perguntar, como já o fizera Beatriz Suares Briones, em torno da obra de Monique Wittig: As lésbicas não são mulheres? (2013). Se sim, onde elas estão nos estudos sobre a autoria feminina ou na análise das personagens na literatura? Se não, onde estão as análises literárias que expliquem suas divergências, diferenças e oposições enquanto autoria e representação? 

    Visto que tais perguntas não simplificam, pelo contrário, são multifacetadas e parecem agregar complexidades que se interseccionam, a edição de número 30 da Revista Crioula recebe artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam as produções de autoria e/ou com representações lésbica nas Literaturas de Língua Portuguesa.

  • Capa da Revista Crioula, que traz a silhueta de uma mulher vestindo turbante ao centro, em branco, sobre um fundo preto.

    Dossiê n. 29: Estudos comparados hoje
    n. 29 (2022)

    O número 29 da Revista Crioula, cujo dossiê é intitulado “Estudos comparados hoje”, tem como tônica - à semelhança da vocação do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - a pluralidade, apresentando objetos estéticos variados e produzidos em muitos espaços distintos, trazendo discussões teóricas e críticas diversas e mobilizando uma profusão de repertórios. A inventividade que caracteriza o trabalho artístico se vê contemplada na multiplicidade, que vem lembrar que a criatividade é importante não só à evasão, mas também à elaboração de novos olhares críticos que contribuem com a compreensão do real, sempre iluminando, ainda que de forma indireta, questões pungentes do presente.

  • Dossiê n. 28: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário
    n. 28 (2021)

    O contemporâneo sempre se renova, se alarga e nos dá pistas de como compreendê-lo. Esta é uma regra corrente também na literatura? O que Amora, de Natália Borges Polesso, diz sobre o feminino? E o que Torto arado, de Itamar Vieira Júnior, nos apresenta sobre o Brasil e seu povo na atualidade? O que Um corpo negro, de Lubi Prates, é capaz de revelar sobre a experiência racial nos dias de hoje?

         As produções literárias referidas, publicadas, respectivamente, em 2015, 2018, 2019, foram bem recebidas pelo público e pela crítica. São obras finalistas e ganhadoras de prêmios literários de relevância nacional, amplamente traduzidas (Um corpo negro, por exemplo, está disponível em cinco idiomas) e, no caso de Torto arado, adotadas para leitura pelo PNLD Literário. 

         Em vista disso, é importante averiguar quais são as reflexões teórico-críticas desenvolvidas a respeito de obras que têm impactado, na atualidade, ou seja, de 2010 em diante, o cenário literário em Língua Portuguesa. Assim, para a edição de número 29 da Revista Crioula serão recebidos artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam questões atinentes à contemporaneidade nas Literaturas em Língua portuguesa. 

  • Capa da Revista Crioula em que há o desenho de uma mulher negra de perfil

    Dossiê n. 27: Os desafios em face da pandemia
    n. 27 (2021)

    A Comissão Organizadora do XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, composta por Luca Fazzini (USP/FAPESP), Paulo Motta (USP), Rejane Vecchia (USP) e Tânia Macêdo (USP), evento anual de participação requerida aos pós-graduandos e às pós-graduandas deste PPG, em sua última edição (24, 25 e 26 de novembro de 2021) convocou os discentes a um desafio: a elaboração de comunicações que relacionassem, de alguma forma, suas pesquisas acadêmicas em curso ao tema Os desafios em face da pandemia.

    A chamada trazia o convite à reflexão acerca dos desafios gerados pela pandemia e seus impactos na vida intelectual. Segundo os organizadores, se a rede mundial de computadores propiciou soluções para os encontros, também inundou os dispositivos com cursos online, podcasts e conversas por aplicativos de reunião. O medo, o cansaço e as desigualdades geradas pela pandemia muitas vezes levaram à paralisia das pesquisas, mas, em sentido contrário, também propiciaram a procura virtual por bibliografia mais recente e em outras línguas que não o português, além do acesso a debates em várias partes do mundo.

    O XX Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa procurou debater essas questões principalmente no universo da crítica e do estudo comparatista das literaturas e culturas em português. Dessa forma, questões como a discussão da bibliografia oriunda das recentes publicações online, as novas percepções da produção literária em português no contexto mundial e o impacto das novas tecnologias no fazer artístico e na crítica literária foram bem acolhidas como propostas de comunicação pelo Encontro.

     

    Além disso, pensando na diversidade das pesquisas desenvolvidas pelos discentes do programa, no evento também foram acolhidas comunicações relacionadas aos seguintes eixos temáticos:

    O século XXI e a literatura dos outros séculos: efemérides e memórias

    Literatura, cultura e política

    Escrita e novas mídias

    A escrita de si em tempo de isolamento

    Literatura e outras artes

    Literatura para crianças e jovens

    Literatura, educação e ensino

     

    O Dossiê de número 27 da Revista Crioula recebeu contribuições inéditas de artigos ou ensaios decorrentes das apresentações de discentes no evento.

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