O movimento Queer Rap no Brasil e a descentralidade da identidade em “Aceite-C”, de Rico Dalasam

Autores

  • Eder Ahmad Charaf Eddine Universidade de São Paulo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143071

Palavras-chave:

rap gay, Hip Hop, marcadores sociais da diferença, identidade

Resumo

O Queer Rap (Rap Gay) é um movimento musical que chegou ao Brasil na metade da década de 2010 e tem como expoente o músico Rico Dalasam, com o lançamento da música “Aceite-C”, em 2015. A partir dessa letra e de matérias jornalísticas publicadas sobre o cantor, o presente artigo introduz e analisa o movimento à luz da concepção de descentralidade da identidade.  Para tanto, inicialmente, teoriza sobre o rap como manifestação cultural e artística e descreve o Queer Rap a partir de rappers assumidamente gays. Diante desse artista e de sua peça musical, conclui-se que há variados jogos de identidades no movimento rap e que o Queer Rap busca o enfrentamento do racismo e da homofobia por meio da música e da dança. Muitos desses artistas são gays, negros e pobres e, dentro da política da diferença, esses marcadores fundamentam suas diversas formas de identidade e produções artísticas.

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Biografia do Autor

  • Eder Ahmad Charaf Eddine, Universidade de São Paulo Universidade Federal do Tocantins
    Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cânone e silêncios: o (não) lugar das minorias na Literatura (ARTIGOS)

Como Citar

O movimento Queer Rap no Brasil e a descentralidade da identidade em “Aceite-C”, de Rico Dalasam. (2018). Revista Crioula, 21, 348-377. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143071