Diálogos literários: A criança e as relações pós-coloniais

Autores

  • Jhennefer Alves Macêdo Universidade Federal da Paraíba
  • Vanessa Neves Riambau Pinheiro Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170359

Palavras-chave:

Literatura africana, Infância, Pós-colonialismo

Resumo

Tomando como objetos de estudo as obras Comandante Hussi (2006) e A bicicleta que tinha bigodes (2013), propomo-nos a apresentar um panorama das relações entre as literaturas africanas e as formulações pós-coloniais e analisar os personagens infantis das narrativas citadas, tendo como foco de discussão as suas representações enquanto sujeitos que se encontram situados numa experiência de opressão pós-colonial, dentro de seus contextos geográficos e históricos.

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Biografia do Autor

  • Jhennefer Alves Macêdo, Universidade Federal da Paraíba

    Atualmente, doutoranda em Literatura pelo PPGL-UFPB, seguindo a linha de Leituras Literárias, e tendo suas pesquisas financiadas pela CAPES. Possui graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e é Mestre em Letras pela mesma instituição. Também é integrante do Grupo de Pesquisa em Estágio, Ensino e Formação Docente (http://www.ufpb.br/geef), compondo a linha Leitura, Literatura Infantil e Juvenil e Ensino. Tem pesquisas e trabalhos vinculados, principalmente aos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, leitura, formação de leitores e literatura e ensino e, no momento atual, dentre os temas estudados, detém a atenção para as publicações direcionadas para os jovens leitores.

  • Vanessa Neves Riambau Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

    É doutora pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Área de Estudos Literários, Ênfase em Literaturas de Expressão Portuguesa. Publicou sete livros no Brasil e dois em Moçambique sobre crítica literária, além de artigos em revistas acadêmicas e capítulos em livros diversos. Foi professora da Universidade da Costa Rica (UCR) pelo programa Leitorado, tendo ministrado aulas de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira para hispano hablantes. Também foi Professora Adjunta da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) entre 2011 e 2012. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos Africanos na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde atua como Professora Adjunta na graduação e na pós-graduação. Integra também o CEsA - Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina, vinculado à Universidade de Lisboa. No ano de 2017 concluiu seu pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, sob a orientação da Profª Drª Ana Mafalda Leite, sobre a formação do cânone literário em Moçambique.

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Publicado

2020-07-27

Edição

Seção

Dossiê 25: Literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens

Como Citar

Diálogos literários: A criança e as relações pós-coloniais. (2020). Revista Crioula, 25, 301-311. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170359