Jeremias Pele: introduzindo a questão racial para crianças e pré-adolescentes

Autores

  • Silmara Ramos Fradico Universidade de São Paulo
  • Emerson da Cruz Inácio Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170428

Palavras-chave:

Jeremias Pele, Racismo, Estereótipos, Bullying, Educação, Novela gráfica

Resumo

Este artigo apresenta a história em quadrinhos Jeremias Pele como recurso auxiliar para educadores que buscam utilizar a mídia quadrinhos em suas aulas. Será feita uma breve descrição da importância das histórias em quadrinhos no processo de aprendizado de crianças e adolescentes e também se introduzirá o personagem Jeremias e o selo Graphic MSP. Em seguida demonstrará como usar a história da novela gráfica tema do artigo, Jeremias Pele, nas aulas de interpretação de texto, vinculando as possíveis interpretações à discussão sobre o tema das questões raciais.

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Biografia do Autor

  • Silmara Ramos Fradico, Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Letras - Japonês pela Universidade de São Paulo(2017). Tem experiência na área de Educação. 

  • Emerson da Cruz Inácio, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor Associado I da área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), desde 2006; Livre Docente pela mesma IES (2016), com a tese: Do corpo o canto, perfumada presença: o corpo, Fluxo-Floema e Novas Cartas Portuguesas, Doutor em Letras Vernáculas pela UFRJ (2006), sob a orientação do Prof. Jorge Fernandes da Silveira. Mestre em Letras e Graduado em Português-Literaturas pela UFF. 

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Publicado

2020-07-27

Edição

Seção

Dossiê 25: Literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens

Como Citar

Jeremias Pele: introduzindo a questão racial para crianças e pré-adolescentes. (2020). Revista Crioula, 25, 84-104. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170428