RESPINGOS DE "CHUVA OBLÍQUA" DE FERNANDO PESSOA EM "SUMÁRIO LÍRICO" DE FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO

Autores

  • Vivian Steinberg Universidade São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p127-139

Palavras-chave:

"Chuva Oblíqua", Fernando Pessoa, "Sumário Lírico", Fiama Hasse Pais Brandão, poesia moderna portuguesa

Resumo

Fernando Pessoa compôs "Chuva oblíqua" como um poema-manifesto do que denominou de  "interseccionismo". Partindo do pressuposto que esse poema é uma arte poética, aproximaremos dele a leitura do poema "Sumário Lírico" de Fiama Hasse Pais Brandão, escrito em 1998. Enquanto em "Chuva oblíqua", as intersecções são possíveis cenários que convivem imaginariamente e que se interseccionam ou se justapõem, contrapondo o interior e o exterior do sujeito poético. As cenas se intercalam inclusive em relação ao tempo, ou seja, a memória e o sonho ajudam a compor e a recompor a paisagem. É uma poética que contribui e que paga tributo às artes visuais, principalmente ao cubismo. Em "Sumário Lírico", o sujeito poético se coloca atrás de uma vidraça da janela, há as camadas de realidade se interpondo: ao mesmo tempo, relacionam-se outros tempos, outros poetas e outros versos, marcando a intertextualidade presente na atualidade poética. O que torna possível a visibilidade de outras cenas é a transparência do vidro, material, assim como no poema de Pessoa, onde o real é descrito a partir da materialidade. A cena marítima marca o lugar onde encontra-se o sujeito, que está escrevendo, outra questão coincidente, além da presença da metalinguagem, que encontramos em ambas poéticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vivian Steinberg, Universidade São Paulo
    Doutora e Mestre em Letras pela FFLCH/USP  em literatura portuguesa. Defendeu o mestrado com a dissertação: No Poema: um paradigma da tessitura poética de Sophia de Mello Breyner Andresene e o doutorado com a tese: A 'fala perfeita' de Fiama Hasse Pais Brandão - Um diálogo íntimo com a realidade. Autora do livro Literatura Estrangeira em Língua Portuguesa.

Referências

BRANDÃO, Fiama Hasse Pais. Obra Breve. Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

PESSOA, Fernando. Poesia do Eu. (edição Richard Zenith). Lisboa: Assírio & Alvim, 2006.

SILVEIRA, Jorge Fernandes da. Lápide e Versão. Ensaios sobre Fiama Hasse Pais Brandão. Rio de Janeiro: Bruxedo, 2006.

STEINBERG, Vivian. Literatura estrangeira em língua portuguesa. Curitiba: Intersaberes, 2015.

______________. A `fala prefeita` de Fiama Hasse Pais Brandão - um diálogo íntimo com a realidade. 2011. 190f. Tese (Doutorado em Literatura Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

Steinberg, V. (2016). RESPINGOS DE "CHUVA OBLÍQUA" DE FERNANDO PESSOA EM "SUMÁRIO LÍRICO" DE FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO. Revista Desassossego, 8(15), 127-139. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v8i15p127-139