CONTRASTE, EMBATE E VONTADE EM O RETORNO, DE DULCE MARIA CARDOSO

Autores

  • Sabrina Sedlmayer Faculdade de Letras da UFMG
  • Guilherme Ribeiro Faculdade de Letras da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v0i17p51-63

Palavras-chave:

Agonia, Descolonização Portuguesa, Dulce Maria Cardoso

Resumo

Partindo de estudos sobre a agonia, sentimento desassossegado que (des)articula desejo e escolha, este ensaio propõe uma linha argumentativa que relaciona a reinvenção da identidade pessoal dentro de uma complexa situação histórica. Para tanto, aproxima-se da voz do narrador do romance O Retorno (2012), de Dulce Maria Cardoso, para explorar as polaridades que marcam as migrações portuguesas não voluntárias dentro do processo histórico que transformou colonos em retornados. A descolonização dos antigos territórios portugueses em África, a chegada de uma família específica em Lisboa e as reflexões do adolescente Rui servem como base para as análises que tratarão da luta que se dá, nessa narrativa, entre polos díspares: brancos e negros; Luanda e Lisboa; retornados e portugueses; cordialidade idílica e mito luso-tropicalista; discurso paterno e discurso revolucionário, entre outros, numa densa rede de embate na qual se encena a vontade humana de deixar rastros e de sobreviver.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sabrina Sedlmayer, Faculdade de Letras da UFMG
    Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Editora da Revista Aletria (Qualis A1); responsável pelo núcleo de pesquisa SAL -sobre alimentos e literaturas e membro e vice coordenadora do NWB (Núcleo Walter Benjamin). Realizou Pós-Doutorado na Unicamp, em Teoria da Literatura (2010), Mestrado em Literatura Brasileira pela UFMG (1995) e Doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição (2001). Estudou na Universidade Nova de Lisboa em 1997/1998, Portugal. Até o momento já orientou 49 trabalhos de pesquisa de alunos em diferentes níveis (Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica). É membro de conselhos editoriais de vários periódicos nacionais e atua como parecerista ad hoc da Fapesp, entre outros órgãos de fomento. Suas pesquisas situam-se no campo da literatura comparada, com ênfase nas literaturas de língua portuguesa. Autora dos seguintes livros: Pessoa e Borges: quanto a mim, eu; Ao lado esquerdo do pai; Lavoura Arcaica: um palimpsesto e 100 receitas sem leite e derivados. Organizadora, junto a outros colegas da UFMG e da USP, de Walter Benjamin: Rastro, aura e história (2012); Limiares e passagens em Walter Benjamin; O comum e a experiência da linguagem e Textos à flor da tela: relações entre cinema e literatura. Participa de dois projetos internacionais: um com a Universidade de La Plata, Argentina, e outro com a UNIBO, Bologna, Itália.           
  • Guilherme Ribeiro, Faculdade de Letras da UFMG
    Graduando em Letras na Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ARNAUT, Ana Paula. (Estereó) Tipos (Post-)Coloniais: O Retorno (Dulce Maria Cardoso) e Caderno de Memórias Coloniais (Isabela Figueiredo). Revista de Estudos Literários. Personagem e Figuração. Coordenação Carlos Reis, Marisa das Neves Henriques. Coimbra: 2014.

BAILLY, Anatole et al. Dictionnaire Grec-Français. Paris: Ed. Hachette, 2000.

BENJAMIN, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. Trad. de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2013.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2014.

CARDOSO, Dulce Maria. O retorno. Rio de Janeiro: Ed. Tinta-da-China, 2013.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol.1. Trad. de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Ed. 34, 2011.

FIGUEIREDO, Isabela. Caderno de Memórias Coloniais. Lisboa: Editorial Caminho, 2015.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2009.

LOURENÇO, Eduardo. Do colonialismo como nosso impensado. Organização e prefácio Margarida Calafate Ribeiro e Roberto Vecchi. Lisboa: Gradiva, 2014.

MACEDO, Helder. Camões e a viagem iniciática. Rio de Janeiro: Mobile, 2011.

MIRANDA, Sá de. Poesia e teatro. Seleção, introdução e notas por Silvério Augusto Benedito. Lisboa: Biblioteca Ulisseia de Autores Portugueses, 1989.

RIBEIRO, Margarida Calafate. Uma história de regressos. Império, Guerra Colonial e Imperialismo. Porto: Edições Afrontamento, 2004.

VERNANT, Jean-Pierre. Esboços da vontade na tragédia antiga. in: Mito e tragédia na Grécia antiga. Trad. de Anna Lia A. de Almeida Prado. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2014.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

Sedlmayer, S., & Ribeiro, G. (2017). CONTRASTE, EMBATE E VONTADE EM O RETORNO, DE DULCE MARIA CARDOSO. Revista Desassossego, 9(17), 51-63. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v0i17p51-63