FUNÇÃO HISTÓRICA DA CALIGRAFIA EM SARAMAGO

Autores

  • José Leite Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i13p55-68

Palavras-chave:

romance de Saramago, literatura e pintura, semiótica discursiva, ideologia.

Resumo

O romance Manual de pintura e caligrafia, de José Saramago, estabelece um paralelo entre a história da escrita e o drama pessoal do protagonista. A análise semiótica permite perceber que o personagem principal toma consciência de sua condição de classe, opondo-se aos valores burgueses. Nesse romance, assim como ocorreu na humanidade, a passagem da pré-história à história corresponde à passagem da pintura à grafia. A caligrafia resulta de uma síntese dialética entre a pintura e a escrita e serve de metáfora ao desmascaramento ideológico.

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Biografia do Autor

  • José Leite Junior, Universidade Federal do Ceará
    Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Foi docente da Universidade Estadual do Ceará (1986-1996) e da Universidade de Fortaleza (2000-2006). É docente do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará desde 2006. Áreas de atuação: Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Ensino da Literatura, Semiótica, Literatura e Pintura, Interlinguística. Participa do Semioce, coordenando o subgrupo Literatura e Visualidade. Administra páginas eletrônicas acadêmicas, como a Entrelaces e a Revista dos Encontros Literários Moreira Campos, ambas do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2015-08-26

Como Citar

FUNÇÃO HISTÓRICA DA CALIGRAFIA EM SARAMAGO. (2015). Revista Desassossego, 7(13), 55-68. https://doi.org/10.11606/issn.2175-3180.v7i13p55-68