Reinterrogar a ideologia para repensar o político: Lefort, leitor crítico de Marx

Autores

  • Martha Costa Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2018.147399

Palavras-chave:

Ideologia, Divisão social, Imaginário, Simbólico.

Resumo

Esta comunicação visa delinear um quadro geral das relações entre Lefort e Marx no que diz respeito ao debate acerca da origem, da função e das transformações da ideologia nas sociedades capitalistas modernas. Dentre a gama de temas que atestam a presença de Marx no pensamento de Lefort (como imaginário social, alienação, luta de classes, etc.), destacamos a centralidade da noção de ideologia, pois com ela está em jogo toda uma articulação de conceitos (história, classe, estatuto da divisão social, real e imaginário, etc.) que dão corpo à concepção política mais ampla do pensador francês. Sendo a ideologia analisada sob diferentes prismas ao longo de sua trajetória intelectual, buscamos nos deter no momento em que Lefort toma distância da concepção originária de Marx, formulada na Ideologia alemã, para alargar a compreensão da ideologia, atentar às suas novas figuras (ideologia totalitária, ideologia invisível) e, no mesmo movimento, reabrir as vias de acesso a um pensamento político. Seguindo e atando os fios do célebre ensaio de Lefort intitulado “Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas” (1974), buscamos indicar os movimentos de continuidade e afastamento realizados por ele com relação ao paradigma de Marx. Pelas novas referências para pensar as ações da ideologia — encobrir a divisão social, desarmar os efeitos do conflito e da indeterminação — encena-se, pois, a crítica lefortiana ao naturalismo de Marx e à sua oposição bruta entre produção e representação, ou ainda, entre imaginário e real. O filósofo francês acrescenta ainda uma nova componente à discussão — o simbólico, como instância distinta à da ideologia — afastando a referência da ideologia a um fundamento exclusivamente econômico e promovendo a reabilitação do político, não mais reduzido, por princípio, ao domínio da mistificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Costa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.
    Mestra em Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Referências

Abensour, Miguel (1993). “Réfléxions sur les deux interprétations du totalitarisme chez C. Lefort”, In Claude Habib & Claude Mouchard, La démocratie à l’oeuvre: autour de Claude Lefort, Turriers: Esprit, pp. 79-136.

Flynn, Bernard (2012). La philosophie politique de Claude Lefort, Paris: Belin.

Lefort, Claude (1979a). “Esboço de uma gênese da ideologia nas sociedades modernas”, In As formas da história: ensaios de antropologia política. São Paulo: Brasiliense, pp. 245-345.

Lefort, Claude (1979b). “Maquiavel: a dimensão econômica do político”, In As formas da história: ensaios de antropologia política, São Paulo, Brasiliense, pp. 141‑154.

Lefort, Claude (1979c). “O nascimento da ideologia e do humanismo”, In As formas da história: ensaios de antropologia política. São Paulo: Brasiliense, pp. 251-294.

Lefort, Claude (2011). “Direitos do homem e política”, In A invenção democrática: limites da dominação totalitária, Belo Horizonte: Autêntica, pp. 59-86.

Lefort, Claude (1979c). Éléments d’une critique de la bureaucratie, 2ème ed., Paris: Gallimard.

Marx, Karl; Engels, Friedrich (2007). A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846), São Paulo: Boitempo.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, M. (2018). Reinterrogar a ideologia para repensar o político: Lefort, leitor crítico de Marx. Discurso, 48(1), 243-258. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2018.147399