A produção tardia do teatro moderno no Brasil

Autores

  • Iná Camargo Costa Departamento de Teoria Literária da Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1990.37941

Palavras-chave:

Drama, teatro naturalista, socialismo, revolução, teatro político, teatro épico, teatro moderno, teatro importado, dramaturgia local.

Resumo

Quando Brecht escreveu que o teatro épico pressupõe a posse dos meios de produção teatral pelo movimento operário, além de indicar as raízes históricas de suas opções estéticas, estava expondo um critério de añálise para o conjunto da produção teatral moderna. Já a tardia importação do teatro moderno pelos brasileiro foi patrocinada por uma burguesia desenvolvimentista geralmente ciosa da necessidade de cortar ou obscurecer os vínculos das obras passíveis de consumo local. Mas no final dos anos cinquenta vamos observar o encontro entre forma importada e adaptada e demandas culturais que ultrapassavam os estreitos limites impostos ao nosso mercado teatral modernzado.

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Publicado

1990-12-09

Edição

Seção

Nao definda

Como Citar

Costa, I. C. (1990). A produção tardia do teatro moderno no Brasil. Discurso, 18, 85-96. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1990.37941