Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus

Autores

  • Marilena Chauí Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38034

Palavras-chave:

liberdade, necessidade, fatalismo, livre-arbítrio, vontade, contingência

Resumo

A correspondência de Espinosa com Tschimhaus,` iniciada pouco antes da publicação do Tratado teológico-político e terminada alguns meses antes da morte do filósofo, é de marcada importância não só por conter os últimos escritos de Espinosa, mas sobretudo porque nela alguns dos temas mais importantes de sua filosofia são discutidos - nas primeiras, a relação entre necessidade e liberdade; nas seguintes, a distinção entre idéia verdadeira e adequada; nas últimas, o infinito atual, a possibilidade da exposição geométrica da metafísica e de uma física a priori. Neste ensaio, mencionaremos a presença implícita de Leibniz nas últimas cartas de Tschirnhaus,  mas trataremos apenas da primeira troca de cartas, cujo assunto é a divergência entre Tschirnhaus e Espinosa no tocante à liberdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marilena Chauí, Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
    Professora do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2000-12-09

Edição

Seção

Nao definda

Como Citar

Chauí, M. (2000). Sobre a correspondência de Espinosa com Tschirnhaus. Discurso, 31, 45-88. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2000.38034