Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana

Autores

  • Vladmir Safatle Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62950

Palavras-chave:

Fetichismo, mimesis, material musical, filosofia da música, tempo musical

Resumo

Este artigo analisa o conceito de fetichismo no interior da filosofia da música adorniana, a fim de mostrar como ele visa dar conta de uma ampla crítica aos processos de racionalização do material musical na modernidade ocidental. Para que o teor da crítica seja medido de maneira correta, devemos perceber como, no conceito adorniano de "fetichismo", convergem deliberadamente motivos de suas tradições de crítica ao fetichismo: a marxista e a psicanalítica. Tal estratégia nos permitirá compreender a razão pela qual o conceito de mimesis é resgatado enquanto dispositivo de crítica ao fetichismo.

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Publicado

2007-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Safatle, V. (2007). Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana. Discurso, 37, 365-406. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2007.62950