Conhecimento e análise em “Propositional knowledge” de Ernst Sosa

Autores

  • João Carlos Salles Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.141430

Palavras-chave:

Ernest Sosa, Gettier, Conhecimento, Análise, Virtudes intelectuais.

Resumo

A obra de Ernest Sosa apresenta versões diversas da análise do conhecimento, tendo por ponto de partida o problema de Gettier. Tendo por pressuposto que o conjunto de trabalhos de Sosa perfazem uma obra, dotada de método e démarche característicos, além de enfim configurar uma posição singular no cenário epistemológico contemporâneo, pretendemos apresentar a evolução de versões da análise anteriores à sua epistemologia das virtudes, com atenção especial para o texto “Propositional Knowledge”, de 1969. Assim, refletindo especialmente sobre a especificidade e a relação intrínseca entre as noções de ‘análise’ e ‘conhecimento’ no movimento da obra de Sosa, será possível mostrar condições formais e as dificuldades argumentativas que solicitam a introdução de virtudes intelectuais na definição de conhecimento, bem como antecipar desafios que tornam a epistemologia das virtudes um dos mais produtivos programas de investigação da epistemologia contemporânea.

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Publicado

2017-12-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conhecimento e análise em “Propositional knowledge” de Ernst Sosa. (2017). Discurso, 47(2), 25-40. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.2017.141430