Teatro em revolução (1959-2010)

Autores

  • Vivian Martínez Tabares

Palavras-chave:

Teatro, Dramaturgia, Representação, Grupos, Revolução

Resumo

O teatro cubano, nas suas múltiplas formas de expressão, tem mantido diálogo com a vida cultural, social e política. Os caminhos da encenação cubana das últimas cinco décadas coincidem com o período em que, após o triunfo da Revolução, a sociedade cubana se empenha em um complexo processo de aprendizagem e construção de uma nova ordem. A criação cênica, que compreende tanto a dramaturgia escrita como os discursos da representação, relaciona-se de um modo ou de outro com o esplendor da vida revolucionária e com seus tropeços e contratempos, por meio de linguagens e estilos que abarcam o realismo e outras tendências experimentais do teatro do século XX, como a dança e as novas tecnologias. Não é uma criação complacente, mas uma arte que, não sem problemas e com aguda perspectiva crítica, permite refletir sobre quem somos e como nós, o cubanos, vivemos.

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Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Dossiê Cuba

Como Citar

Tabares, V. M. (2011). Teatro em revolução (1959-2010) . Estudos Avançados, 25(72), 161-179. https://revistas.usp.br/eav/article/view/10579