Os preteridos e os preferidos

sinal dos tempos da educação

Autores

  • Ausonia Donato Colégio Equipe
  • Monique Borba Cerqueira Instituto de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180030

Palavras-chave:

Processo educacional, Ética, Liberdade

Resumo

Um cenário de grave inconsistência atinge os níveis educacionais brasileiros. É preciso investir na infraestrutura educacional, na carreira do professor, nos mecanismos de controle social, incentivando a participação das famílias e comunidade. Mas é fundamental dar centralidade aos aspectos éticos, políticos e pedagógicos capazes de favorecer a liberdade de ensinar e aprender, concorrendo para uma política efetiva de transformação do sujeito.

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Biografia do Autor

  • Ausonia Donato, Colégio Equipe

    é educadora, mestre e doutora em Saúde Pública, diretora do Núcleo de Formação e Desenvolvimento Profissional do Instituto de Saúde e diretora pedagógica do Colégio Equipe.

  • Monique Borba Cerqueira, Instituto de Saúde

    é pesquisadora científica do Instituto de Saúde, mestre em Sociologia (Unicamp), doutora em Movimentos Sociais e Políticas Sociais (PUC/SP), pós-doutorado em Ciências Sociais (PUC/SP)

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Ensino de Humanidades

Como Citar

Donato, A., & Cerqueira, M. B. (2018). Os preteridos e os preferidos: sinal dos tempos da educação. Estudos Avançados, 32(93), 63-75. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180030