Leitura e escrita literárias no âmbito escolar

situação e perspectivas

Autores

  • Neide Luzia de Rezende Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180032

Palavras-chave:

Leitura literária, Escrita literária, Ensino Básico, Autor-leitor

Resumo

Observa-se que a leitura literária é reconhecidamente objeto de ensino nas escolas, enquanto a escrita literária encontra-se ausente. Diante desse cenário, descortinado por pesquisas da área de Educação e relatórios de estágio, busca-se refletir como a dimensão do leitor pode alimentar o trabalho de autor, supondo-se que a introjeção de um interlocutor poderia transformar e potencializar a escrita de textos com intenção artística. Têm-se em perspectiva as culturas juvenis contemporâneas e as práticas sociais de leitura e escrita de jovens que podem – e devem – ser apropriadas pela escola para transformar as práticas escolares.

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Biografia do Autor

  • Neide Luzia de Rezende, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

    é professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Ensino de Humanidades

Como Citar

Rezende, N. L. de. (2018). Leitura e escrita literárias no âmbito escolar: situação e perspectivas. Estudos Avançados, 32(93), 93-105. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180032