Ensino de História e seus conteúdos

Autores

  • Antonia Terra de Calazans Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180036

Palavras-chave:

Ensino de História, Livro didático, História indígena, História afro- -brasileira

Resumo

A partir da consideração de que hoje em dia são muitas as solicitações do que os estudantes devem aprender no ensino de História na escola para dar conta das problemáticas contemporâneas, este artigo procura questionar quais foram as preocupações de outras épocas no ensino de História, fazendo o recorte de determinados temas, como a história dos povos indígena e afro-brasileiros. A intenção é apresentar, a partir de fontes disponíveis, sem esgotá-las, como a legislação e os livros didáticos, quais conteúdos estavam sendo ensinados, quais mudanças e permanência ocorreram em longa temporalidade, sem a pretensão de explorar, nesse momento, os contextos dos fundamentos de tais escolhas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonia Terra de Calazans Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Sociais

    é professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCHUSP)

Downloads

Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Ensino de Humanidades

Como Citar

Fernandes, A. T. de C. (2018). Ensino de História e seus conteúdos. Estudos Avançados, 32(93), 151-173. https://doi.org/10.5935/0103-4014.20180036