Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores

  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Academia Paulista de Educação
  • Lucia Helena Sasseron Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
Palavras-chave: Ensino de Física, Ensino Médio, Formação de professores, Práticas investigativas e argumentativas

Resumo

Neste artigo, apresentamos e discutimos questões necessárias para o planejamento e a implementação de aulas de Física em que o foco está duplamente colocado sobre o ensino e sobre a aprendizagem. Destacamos o papel das práticas investigativas e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor de Física precisa considerar em sua atividade profissional e destacamos algumas ações que podem ser realizadas em formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Pessoa de Carvalho, Academia Paulista de Educação

é professora titular aposentada da Faculdade de Educação da USP. Membro da Academia Paulista de Educação.

Lucia Helena Sasseron, Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

é professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação da USP

Publicado
2018-12-12
Como Citar
Carvalho, A. M., & Sasseron, L. H. (2018). Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, 32(94), 43-55. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004
Seção
Ensino de ciências