Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis

  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Cognição corporificada, Toques em tela, Smartphone, Tablet

Resumo

Dispositivos móveis com toques em tela – smartphone ou tablet – constituem uma extensão física do corpo, e a comunicação que tais interfaces promove passa a ser entendida como deslocamento. Considerando especificidades como mobilidade, convergência e ubiquidade, o artigo propõe seis dimensões (contemporaneidade, sociotécnica, neurocognitiva, perceptivo-afetiva, discursivo-comunicativa, político-pedagógica) que podem ser consideradas em processos de ensino, de aprendizagem ou de pesquisa no campo das Humanidades, particularmente na Educação. As dimensões são delimitadas com traços da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

é professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É doutor em Educação Matemática pela Universidade de Barcelona e pósdoutor em Educação Matemática pela Universidade do Estado de Nova Jersey (Estados Unidos) e pela Universidade de Turin (Itália).

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Bairral, M. (2018). Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis. Estudos Avançados, 32(94), 81-95. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0007
Seção
Ensino de ciências