Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco
Palavras-chave: Políticas de currículo, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Matemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O atual contexto de políticas públicas tem gerado tensões e inseguranças ante as prescrições que chegam até as escolas e seus professores. Se, por um lado, as pesquisas apontam para a necessidade de protagonismo dos professores, por outro, a publicação de um documento como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), atrelada aos sistemas de avaliações externas, engessa o trabalho do professor. Acrescentem-se a isso as ações que vêm sendo adotadas para a implementação dessa base, num visível retorno ao neotecnicismo. Diante dessas questões, o presente artigo se propõe a discutir o contexto do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, numa retrospectiva histórica das políticas curriculares das últimas décadas. Nessa trajetória, analisa-se como a BNCC interrompe um processo de avanços até então conquistados; o texto do documento aprovado pelo CNE apresenta incompletudes e contradições entre o discurso introdutório e as habilidades específicas para o ensino de matemática e alguns objetos de conhecimento são propostos de forma reducionista, desconsiderando os avanços da pesquisa em Educação Matemática brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Universidade Federal de São Carlos

é doutora em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

é doutora em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professora da Universidade São Francisco (USF).

Publicado
2018-12-13
Como Citar
Passos, C. L., & Nacarato, A. (2018). Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais. Estudos Avançados, 32(94), 119-135. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0010
Seção
Ensino de ciências